21.7 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Concertos e prémio literário em destaque este fim de semana em Proença-a-Nova

Concertos e prémio literário em destaque este fim de semana em Proença-a-Nova

Em dia de feriado da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Proença-a-Nova, o Parque Urbano Comendador João Martins irá receber duas iniciativas distintas: a primeira, com hora de início prevista para as 10h30, é a missa campal que será transmitida em direto pela RTP1; as capelanias trarão também andores com os santos padroeiros das suas localidades.

A segunda, num registo completamente diferente, apresenta o concerto do projeto Beira Baixa Cultural com os Minnimann Blues Band, às 21h30; os bilhetes para assistir ao espetáculo nos 70 lugares designados pelo Município – com os espaçamentos de segurança definidos pela Direção-Geral de Saúde – já foram distribuídos, sendo, no entanto, possível assistir à atuação de outros pontos do Parque Urbano.

Pode ainda ser acompanhado em direto através da Rádio Condestável.

As iniciativas que vão animar este fim de semana começam esta sexta-feira, 14 de agosto, em Montes da Senhora, com a IV Grande Noite de Fados no Largo da Igreja com o mestre Custódio Castelo, em guitarra portuguesa, Guilherme Frazão, em viola de fado e voz, e Ana Paula, voz, havendo igualmente pré-reserva dos lugares sentados.

Os festejos continuam em dia de feriado, com missa campal no Largo da Igreja às 9h45 e procissão em honra de Nossa Senhora do Pópulo às 16h00.

A partir das 18h00, os artistas da terra irão percorrer vários pontos das aldeias, levando a festa consigo que, em condições normais, teria lugar este fim de semana.

Noutro ponto do concelho, na Maljoga, o fado também será a sonoridade dominante no concerto agendado para as 21h00 deste sábado, 15 de agosto, com o grupo Capas, Copos e Guitarradas.

Antes, às 19h00, será apresentado o mural que foi pintado na zona da pérgula localizada no meio da Rua Principal, realizado no âmbito do Maljog’Arte, um programa de atividades culturais e artísticas plurianuais.

De acordo com a Associação local, “o painel pretende homenagear e enaltecer alguns ofícios e figuras que marcaram de modo indelével a história e tradições da nossa aldeia, figuras essas que estiveram ligadas de algum modo à casa que ali existiu e que foi doada à comunidade pelo António da Mata”.

Em todos estes eventos, solicita-se a adoção de medidas de segurança recomendadas pelas entidades oficiais devido à pandemia da COVID-19.

Num registo diferente, totalmente online, o Município revelará, às 15h00 do dia 15 de agosto, os vencedores da terceira edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, em que o tema foi a gastronomia tradicional do concelho de Proença-a-Nova.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

Zona histórica de Castelo Branco ganha estatuto de “zona de coexistência” na Semana Europeia da Mobilidade

Ruas encerradas ao trânsito, sinalética com regras especiais de mobilidade eatividades de motivação para o uso de bicicletas.

Jornadas do Património decorrem entre hoje e domingo com mais de 800 atividades

As Jornadas Europeias do Património (JEP) realizam-se entre hoje e domingo sob o tema "Património e Educação", com mais de 800 propostas...

Retomados os transportes diários que ligam Oleiros a Castelo Branco

A ligação rodoviária entre Oleiros e Castelo Branco que foi interrompida devido à pandemia de COVID-19 e retomada parcialmente no dia 6...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: