Entre 29 de junho e 14 de agosto, o Serviço de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão promoveu mais uma edição do ATL de Verão, destinado a crianças entre os 5 e os 12 anos.
A iniciativa contou com novas regras adaptadas ao contexto de pandemia, onde se incluíram os procedimentos específicos de higienização, a redução do número de participante a 40 por quinzena e a prioridade para a realização de atividades ao ar livre.
Estas regras seguiram as diretrizes emanadas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e pela Direção Geral da Saúde, de forma a garantir a realização das atividades em segurança, tendo sidodada prioridade à permanência ao ar livre, à não partilha de objetos e à existência do mínimo de contacto físico entre os participantes.
Repartido por três quinzenas e uma semana de oferta por parte da autarquia, o ATL de Verão contou com um total 57 participantes, embora o número tenha sido limitado a 40 crianças por quinzena, dividas em dois grupos, e com um número reforçado de monitores.
Inserida neste ATL, entre 29 de junho e 17 de julho, decorreu também a atividade designada Academia Explorar e Aprender – Verão 2020, que teve como destinatários os alunos do Agrupamento de Escolas de Ródão, residentes no concelho e/ou que se encontrem no concelho durante o período de férias letivas.
Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação de Estudos do Alto Tejo, no âmbito do PIICIE – Plano Inovador e Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
Ao longo deste período, as crianças puderam praticar desportos radicais e náuticos, como escalada, rapel, slide, canoagem ou passeios de barco, dedicar-se às artes plásticas, aprender a fazer magia ou distrair-se com jogos temáticos.
Durante a semana de oferta, tiveram ainda a oportunidade de andar de moto de água, praticar tração com boia ou participar numa collorrun e num passeio noturno.
A realização do ATL procura responder a uma necessidade das famílias do concelho em ocupar e divertir os seus filhos numa altura em que estes estão em férias escolares e em que os encarregados de educação se encontram a trabalhar, tendo este ano contado com o apoio da Federação Portuguesa de Motonáutica, dos restaurantes Ponte Encharrique e Vila Portuguesa e do supermercado Sabores de Ródão.