9.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Regional Conimbricense cria passeio de autocarro panorâmico mais inovador do mundo

Conimbricense cria passeio de autocarro panorâmico mais inovador do mundo

É um miradouro com vistas para todos os lados e para cima – e é também uma experiência multimédia. Mostra a história, o caráter e a vivência das cidades. É confortável, espaçoso, climatizado. “Sentimos que, à nossa escala, estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal e queremos expandir-nos para mais zonas do país”, diz Paulo Parreira, responsável pelo projeto. “Quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver inovado e qualificado os seus produtos vai ter vantagens na retoma”.

Começou a ser testado nos últimos dias de julho, no centro de Lisboa, um autocarro panorâmico para turistas completamente inovador e com caraterísticas que não existem em mais nenhuma cidade do mundo: tem vista total dos lados e por cima – e, à frente, tem um ecrã que, ora reproduz a rua que se está a percorrer, ora passa pequenos vídeos que descrevem os locais que está a atravessar, dando apontamentos históricos sobre a cidade e o país ou, então, contando os costumes e as singularidades dos bairros lisboetas e dos seus habitantes.

No “SmartSightseeing” – assim de chama este autocarro que todos os dias parte de hora a hora dos Restauradores (em frente ao Palácio Foz) para passeios de 50 minutos – os visitantes passam a ter disponível uma mistura de passeio e de miradouro turístico com um espetáculo multimédia.

Durante toda a viagem os turistas estão sempre a ouvir informações sobre os sítios onde estão a chegar, convidando-os a olhar para os pontos mais interessantes.

E, entre cada um dos locais, são projetados 26 vídeos com uma atriz, imagens aéreas, virtuais e animadas que explicam a história, o caráter e a vivência da cidade.

O autocarro é muito espaçoso, confortável (só transporta 18 passageiros de cada vez) e climatizado.

“Os passeios panorâmicos são um sucesso em todo o mundo, mas sempre lhes encontrei três limitações: mostram a cidade, mas não a explicam, são desconfortáveis sempre que chove, faz frio ou há muito calor e perdem interesse quando cai a noite”, afirma Paulo Parreira, o conimbricense responsável por esta empresa de inovação turística nascida na Startup Lisboa.

“Concebemos o nosso autocarro para ultrapassar essas limitações e, por isso, chamamos-lhe ‘SmartSightseeing’: fazemo-lo para sublinhar que é uma versão 2.0 dos tradicionais sightseeing, a qual explica o melhor da cidade numa linguagem divertida, opera à noite e tem sempre o maior conforto, independentemente do estado do tempo”.

Todos os vídeos que passam estão dobrados em inglês, francês, espanhol, alemão e chinês (mandarim).

E há alguns de reserva, para o caso de haver um acidente numa das ruas onde o autocarro esteja a passar ou um engarrafamento que atrase a viagem: nesse caso, ajudam-se os turistas a passar o tempo de uma forma interessante com, por exemplo, um vídeo que conta a história do pastel de nata.

“À sua escala, o SmartSightseeing está a contribuir para a retoma”

A animação que é feita à volta da atriz que vai falando ao longo da viagem acentua o tom alegre das suas tiradas.

Mas isso não impede que seja dada informação fidedigna sobre a origem dos lugares, a sua evolução ao longo do tempo, ou, até, informações verdadeiramente originais: poucos portugueses saberão, por exemplo, que os historiadores se inclinam cada vez mais para a possibilidade de o nome Tejo ter origem numa árvore comum em Lisboa.

Há também informação sobre o clima, a luz da cidade, as suas festas populares ou a sua gastronomia.

E, embora de uma forma sintética, os passeantes estão sempre a ser informados das caraterísticas dos bairros por onde vão passando: Mouraria é “onde nasceu o fado”, Alfama tem “origem muçulmana”, o Chiado é “cosmopolita”, o Príncipe Real “o bairro ‘trendy’, com muitos artistas e designers”, a Avenida da Liberdade a “zona de luxo, com lojas caras”.

“Lançámos este autocarro único em plena crise turística porque entendemos que é nestas alturas que a inovação é mais importante”, afirma Paulo Parreira, que já foi CEO da Lifecooler.

“Sentimos que estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal e queremos expandir-nos para outras zonas do país: quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver inovado mais e qualificado mais os seus produtos e serviços vai ter grandes vantagens na retoma. À sua escala, o SmartSightseeing está a dar o seu contributo”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS frisou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a covid-19...

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

Partido Aliança realiza 2º Congresso este fim de semana em Torres Vedras

O Partido Aliança realiza o 2º Congresso Nacional, amanhã e domingo em Torres Vedras. Neste Congresso o Aliança vai...

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: