11.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 29, 2020
No menu items!
Início Regional Francisco Fontes em Castelo Branco na Fábrica da Criatividade

Francisco Fontes em Castelo Branco na Fábrica da Criatividade

21 de agosto, sexta-feira, às 18 horas

O próximo convidado da “Conversa Comunitária no Século Vinte e Um”, que se realiza na próxima sexta-feira, às 18 horas, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco é o jornalista e fotógrafo Francisco Fontes.

Francisco Fontes nasceu em Rio Torto, Valpaços, Trás-os-Montes, em 1961.

Foi jornalista na LUSA – Agência de Notícias de 1988 a 2012, e delegado da Agência na Cidade da Praia, Cabo Verde, entre 2001 e 2004.

Coordenou ainda a Delegação Regional do Centro, da Agência, em Coimbra.

Do seu trabalho académico destacamos a sua dissertação de Mestrado em Comunicação Social, com o tema: “Democracia, Direito à Informação: o encerramento das delegações do JN e do Público em Coimbra”.

Tem desenvolvido uma extensa programação cultural na divulgação da cultura cabo-verdiana em Portugal, especialmente nas áreas da música, artes plásticas e literatura.

A partir de 2016, dedica-se também à direção e produção editorial de obras literárias de escritores cabo-verdianos.

Fotógrafo, tem no seu currículo várias exposições individuais, das quais destacamos “Rostos da Música” (músicos cabo-verdianos) em 2015 e “Debaixo da Lava”, em 2014.

Francisco Fontes é ainda um ativista de várias causas, entre elas as da ONG Acção para a Justiça e Paz (AJPaz) e da ONG ABI JAN (Cabo Verde), com ações de voluntariado e cooperação.

As “Conversas Comunitárias no Século Vinte e Um” realizam-se sempre no dia 21 de cada mês, e são uma parceria Alma Azul com a Fábrica da Criatividade e o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Para a “Conversa” de agosto, e porque no dia 19 se assinala o Dia Mundial da Fotografia, foram convidados alguns fotógrafos a apresentarem uma das suas imagens (só uma) para assinalarem simbolicamente a data, entre eles, Pedro Martins, atualmente fotógrafo na LUSA, Diamantino Gonçalves, colaborador regular do “Jornal do Fundão”, José Pio e Aniceto Godinho.

A entrada é livre e serão cumpridas todas as medidas de segurança aconselhadas pela DGS.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pavilhão gimnodesportivo da ESE-IPCB com cobertura reparada

Os presidentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes, e do município albicastrense, José Augusto Alves, estiveram de visita às...

EUA/Eleições: Jornal Washington Post declara apoio ao democrata Joe Biden

O jornal de referência Washington Post declarou hoje o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar...

Leiria: Entrega do galardão Empresa Gazela 2019 no dia 2 de outubro

Dado o atual contexto de pandemia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) não realizará este ano, como habitualmente,...

Museu do Fundão premiado pelo Ibermuseus

O “Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão foi a único museu português a ser distinguido na  11ª edição do Prémio Ibermuseus de Educação pelo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: