9.1 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Regional Município de Proença-a-Nova desafia população a fotografar plantas aromáticas e medicinais no...

Município de Proença-a-Nova desafia população a fotografar plantas aromáticas e medicinais no concelho

Para assinalar o Dia Mundial da Fotografia, a 19 de agosto, e no âmbito do Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais, o Município de Proença-a-Nova lançou o desafio a todos os amantes de fotografia e de natureza para fotografarem uma planta aromática e medicinal a partir de uma lista pré-definida onde constam as espécies que crescem espontaneamente no nosso concelho (disponível no guia de participação que pode consultar aqui).

Os participantes deverão enviar a fotografia para o e-mail agendacultural@cm-proencanova.pt com identificação do autor, da planta e do local onde foi fotografada até ao dia 18 de agosto, às 12h.

No mesmo dia, as fotografias serão publicadas na página oficial do Facebook do Município e aquela que tiver mais gostos até ao dia 24, às 12h, recebe um cabaz da marca Proença-a-Nova Origem.

Todos os participantes, ganham um bloco do Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais, limitado à quantidade disponível.

O Município de Proença-a-Nova definiu para 2020 o Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais com o objetivo de potenciar o valor paisagístico, turístico e económico deste importante recurso do território.

Para além de possibilitar a visita a vários pontos do concelho, este desafio pretende despertar o interesse por estas espécies, que nascem espontaneamente no meio da nossa floresta e de há alguns anos a esta parte, tem despertado um renovado interesse pelo que é natural e, com isso, intensificou-se o uso das plantas aromáticas e medicinais como alternativa aos produtos industriais e aos medicamentos em excesso.

A atualidade desta temática e a importância que estas plantas representam no território leva a que o Município esteja empenhado em potenciá-las, acrescentando-lhe valor que, associado à medicina, à saúde e ao bem-estar, possibilita práticas inovadoras e captadoras de novos públicos.

Exemplo desse investimento é a reconversão do atual PR5 – Rota dos Recantos e Encantos em Trilho das Aromáticas, recuperando um caminho antigo, já trilhado.

Ao longo do percurso, além da importância por tudo o que representa em termos de paisagem, podemos encontrar diferentes espécies de aves, galerias ripícolas de particular beleza, fazendo a ligação entre pontos turísticos muito procurados, e, principalmente, por representar uma mais valia para o território ligando a Serra das Talhadas aos sítios históricos-arqueológicos, restauração, alojamentos, espaços museológicos, aldeias típicas e ao Centro Ciência Viva da Floresta, numa ótica de rede, devidamente estruturada e sustentada.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS frisou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a covid-19...

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

Partido Aliança realiza 2º Congresso este fim de semana em Torres Vedras

O Partido Aliança realiza o 2º Congresso Nacional, amanhã e domingo em Torres Vedras. Neste Congresso o Aliança vai...

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: