15 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 22, 2020
No menu items!
Início Desporto Balanço positivo da atividade da APEFCB apesar da pandemia

Balanço positivo da atividade da APEFCB apesar da pandemia

A Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB) concluiu o 1º ciclo de formação de 2020 com um balanço muito positivo.

Apesar da tomada de posse da nova direção da APEFCB ter coincidido com o início do confinamento devido à pandemia, o elenco diretivo que dirige os destinos da APEFCB adaptou-se à nova realidade e procurou colocar em prática o seu plano de ação.

Representando a atualização científico-pedagógica dos seus associados, uma das suas principais áreas de intervenção, a direção da APEFCB promoveu, entre os meses de abril e junho, dois cursos de formação creditados e duas ações de formação de curta duração.

As propostas apresentadas pela APEFCB, no que diz respeito às temáticas e à calendarização das ações, foram ao encontro do interesse e necessidade dos professores de Educação Física, tendo assistido às mesmas mais de 300 participantes.

Destaca-se ainda o facto de nas quatro iniciativas realizadas, a APEFCB ter conseguido envolver professores de todos os Agrupamentos de Escolas do distrito de Castelo Branco, professores a lecionar em Angola, Moçambique e Cabo Verde e professores de mais de cento e cinquenta escolas públicas e privadas de norte a sul de Portugal.

Demonstrando uma elevada capacidade para mobilizar pessoas e instituições em torno de um objetivo comum, para a realização das várias iniciativas a APEFCB contou com a imprescindível parceria do Centro de Formação de Associação de Escolas Alto Tejo e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de várias individualidades e de diversas entidades das áreas da Educação e do Desporto, nomeadamente associações de modalidade, federações desportivas e associação de árbitros.

Para além da formação, a APEFCB mantém a sua intervenção ativa junto da comunidade, nomeadamente a colaborar com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, fazendo parte do Conselho Geral do Agrupamento.

Sendo o programa “Acerte o Passo” um projeto consolidado e com grande impacto na comunidade, nomeadamente no que diz respeito à promoção da adoção de um estilo de vida ativo e saudável, a APEFCB, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, deu continuidade à iniciativa com a realização de duas sessões por semana, na Zona de Lazer de Castelo Branco, ajustando o programa às orientações da DGS.

No mês de outubro tem início o segundo ciclo de formação 2020, estando previstos vários cursos de formação de temáticas diversificadas e ações de curta duração, com vista à partilha de boas práticas em Educação Física e Desporto.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Workshop dedicado ao Adufando, o novo método de ensino do adufe

Idanha-a-Nova “Trabalhar com o Adufando” é um workshop gratuito que se vai realizar no auditório do Centro Cultural...

Museu Nacional Ferroviário apresenta o Projeto Loco´Motive

Parceria com a Companhia Custom Circus O Museu Nacional Ferroviário e a companhia Custom Circus apresentam projeto de...

PS dá prioridade à agenda ambiental e teletrabalho no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar...

Sistema da Qualidade do IPCB com capacidade para alcançar os objetivos do Instituto

A auditoria ao Politécnico de Castelo Branco realizada pela APCER nos dias 17 e 18 de setembro concluiu que o sistema da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: