11.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 24, 2021
No menu items!
InícioRegionalMaljoga inaugura novo mural de homenagem a figuras históricas da aldeia

Maljoga inaugura novo mural de homenagem a figuras históricas da aldeia

A Maljoga ganhou um novo mural pintado pelo artista plástico João Gama, inaugurado a 15 de agosto, homenageando algumas figuras ligadas à história da aldeia.

Esta iniciativa, promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Social da Maljoga, insere-se no projeto Maljog’Art, integra também o anterior mural junto à sede da associação pintado pelo mesmo artista.

Localizado no centro da aldeia, junto à pérgula da Rua Principal, o mais recente painel “pretende homenagear e enaltecer alguns ofícios e figuras que marcaram de modo indelével a história e tradições da nossa aldeia, figuras essas que estiveram ligadas de algum modo à casa que ali existiu e que foi doada à comunidade pelo António da Mata”, explica a direção da associação.

O latoeiro, o cordoeiro ou o apicultor são alguns dos ofícios representados e que tiveram grande expressão, como por exemplo o cultivo do linho que deu origem ao fabrico de cordas, responsabilidade de um senhor invisual que entrançava os fios, e à riqueza de vegetação nas encostas onde sempre existiram muitas colmeias.

Prevê-se ainda intervenções em palheiros, na fonte de São Pedro e a manutenção e limpeza do moinho e forno comunitários, além da conclusão da Monografia Histórica da Maljoga até ao final deste ano.

Para além deste conjunto de iniciativas e encontros culturais, desenvolvido ao longo dos últimos três anos, o projeto prevê igualmente, a realização de encontros vários, com os residentes e visitantes da Maljoga, com a partilha de histórias e vivências e de momento culturais – música, leitura e teatro na aldeia.

O Maljog’Arte é um projeto de intervenção artística que se insere numa abordagem de recuperação da memória imaterial da aldeia, iniciada em 2017 com a pintura do mural na entrada da aldeia de autoria de João Gama.

Algumas das iniciativas programadas para este ano foram canceladas ou adiadas devido à atual pandemia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: