22.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 22, 2020
No menu items!
Início Nacional Piaget lança licenciatura em Educação Social

Piaget lança licenciatura em Educação Social

O Instituto Piaget vai abrir no ano letivo 2020/2021 uma nova licenciatura em Educação Social, a lecionar no seu polo universitário de Almada.

A nova licenciatura, especialmente vocacionada para quem gosta de relações humanas e de intervir no campo social, surge num contexto de reestruturação de toda a área da educação do Instituto, de forma a manter os seus cursos sempre atualizados.

Uma reestruturação que levou igualmente à renovação do plano de estudos da licenciatura de Educação Básica. 

A licenciatura de Educação Social surge, assim, como uma nova oferta na componente social, na qual o Instituto Piaget de Almada apresentava já diversas opções formativas, como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais de Gerontologia, de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário, ou ainda a pós-graduação de Gestão de Serviços de Economia Social.

Para os responsáveis da instituição, a nova licenciatura beneficiará grandemente da tradição e experiência formativa do Instituto Piaget que tem vindo a formar milhares de diplomados na área social nos últimos 15 anos.

Os futuros educadores sociais serão profissionais formados a partir de uma multiplicidade de experiências e referenciais, desde a pedagogia social, psicologia, sociologia, gerontologia e empreendedorismo social.

Educação social

O papel dos educadores sociais, sublinhe-se, tem vindo a ganhar um protagonismo crescente na sociedade portuguesa, designadamente no trabalho junto de pessoas e comunidades em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social, visando a sua promoção e integração.

A mais-valia destes profissionais é que são formados para lidar com pessoas e populações com situações de vida, na maioria das vezes, complicadas, não num registo assistencialista, mas orientado para a mudança e transformação positiva.

Um trabalho que é feito através da utilização de ferramentas e atividades pedagógicas, vocacionado sobretudo para quem gosta de se integrar em equipas multidisciplinares.

Em termos de saídas profissionais, as alternativas são também cada vez mais alargadas.

Os licenciados em Educação Social podem hoje intervir em áreas educativas da administração central, regional ou autárquica e atuar em espaços socioeducativos muito diversos: hospitais e centros de saúde, centros de dia, lares de idosos, creches e jardins de infância, ludotecas, estabelecimentos prisionais, centros de acolhimento e comissões de proteção, entre muitos outros.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Israel reduz salários de ministros e deputados e agrava medidas

O Governo de Israel aprovou uma redução de 10% aos salários dos ministros e deputados no quadro das medidas de combate à...

Gestão de combustível junto aos aglomerados em Proença evitou danos maiores no incêndio

O Município de Proença-a-Nova estima que os prejuízos do incêndio de 13 de setembro sejam superiores a sete milhões de euros: o...

Workshop dedicado ao Adufando, o novo método de ensino do adufe

Idanha-a-Nova “Trabalhar com o Adufando” é um workshop gratuito que se vai realizar no auditório do Centro Cultural...

Museu Nacional Ferroviário apresenta o Projeto Loco´Motive

Parceria com a Companhia Custom Circus O Museu Nacional Ferroviário e a companhia Custom Circus apresentam projeto de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: