23.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 24, 2020
No menu items!
Início Nacional Sabe como expor problemas de trabalho a quem toma decisões?

Sabe como expor problemas de trabalho a quem toma decisões?

Adecco divulga cinco dicas úteis

No regresso ao trabalho, que se avizinha para setembro, após o regresso de férias, e com tantos problemas que possam ter ficado pendentes de resolução, a Adecco divulgou cinco dicas para que possa conversar com o seu gestor direto sobre qualquer problema.

1. Certifique-se de que o problema é legítimo e está fora de seu controlo
Pare por um momento, respire e descanse. Agora, reflita sobre o assunto que o preocupa. É algo tão importante que afeta significativamente o seu trabalho ou o dos seus colegas? É um problema de curto ou longo prazo? Acha que a situação vai melhorar ou piorar? Geralmente não é bom permitir que as nossas emoções superem a lógica, especialmente no trabalho. Portanto, certifique-se de que usa todos os meios razoáveis ​​que possam permitir resolver o problema, antes de levá-lo ao seu gestor.

2. Concentre-se cuidadosamente no tópico em questão
Pense no que vai dizer e como vai fazê-lo. Qual a estratégia que acredita que resulta melhor para ambos? O que o seu gestor prefere, um encontro de emergência no escritório ou uma reunião planeada com antecedência? Sente-se mais à vontade com conversas formais ou informais?
 
Encontre uma forma que deixe ambos confortáveis ​​e agende a reunião, se necessário. Dependendo da natureza do problema, escolha um ângulo estratégico para abordar a situação. Por exemplo, se o seu gestor tende a concentrar-se nos resultados financeiros, concentre-se em como o problema afeta a receita (se for o caso). Ou, se for uma questão cultural/social, pode transmitir como a questão projeta uma “nuvem negra” sobre o ambiente do escritório.

3. Não se esqueça de que o seu gestor pode já ter passado por isso
Este não será o primeiro problema nem você será a primeira pessoa a falar com o seu gestor. Saber disso permitirá que entre na conversa com mais confiança e menos apreensão. Gestores, diretores e executivos são formados para lidar com todos os tipos de questões que os funcionários possam levantar, desde disputas interpessoais até o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, questões salariais e muito mais. Como lidam com cada situação pode depender da magnitude da reclamação, do momento, da experiência, da personalidade e de um conjunto de outras variáveis.

4. Reconheça os pontos positivos
Comece a conversa com uma nota positiva. Agradeça ao seu gestor pelo tempo e mencione os aspetos promissores do seu trabalho. Em segundo lugar, mencione que está a tentar melhorar outros aspetos num esforço para ser mais feliz e produtivo. Em seguida, faça uma transição diplomática para o seu problema, de forma concisa (lembre-se de que o seu gestor terá outros temas a tratar), explicando por que isto é importante. Pode ser ainda mais pró-ativo, fazendo sugestões que ajudarão a resolver o problema.
 
Depois de apresentar o seu caso, ouça com atenção e respeite a resposta, seja um simples “obrigado por me trazer o problema, vou pensar sobre isso” ou um complexo “ok, obrigado, agora vamos falar sobre isso com mais detalhes…”.

5. Seja natural e transparente a falar com o seu gestor
Não deixe que a situação o oprima. Não fique tão atordoado a ponto de perder a boa educação. Sim, todos nós temos as nossas próprias maneiras de lidar com situações stressantes, mas pense nisso como uma oportunidade de melhorar a sua carreira e impressionar o seu gestor. Se for honesto e não se afastar da sua personalidade, revelará ser mais genuíno e decidido, e o seu gestor vai valorizar.
Ninguém quer ter problemas no ambiente de trabalho, mas quando eles surgirem, esteja preparado para os resolver de modo profissional.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Elisa Ferreira vai a Idanha-a-Nova falar sobre fundos comunitários

Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, vai estar em Idanha-a-Nova amanhã, sexta-feira, 25 de setembro, mais precisamente nas Termas...

Inicia hoje mais uma edição do Festival de Teatro da Covilhã

Na paisagem de verde e castanho entre o Zêzere e a Estrela construi-se precisamente há 40 anos o 1º Ciclo de Teatro...

Classe de violino da ESART-IPCB representada em festivais internacionais

David Bento, finalista da licenciatura em Música- Variante de Instrumento: Violino da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, foi admitido no...

Covid-19: Governo prorroga situação de contingência em Portugal continental até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu hoje prorrogar a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23:59 de 14 de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: