20.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 18, 2020
No menu items!
Início Regional Sertã: Revalorização da Praça da República e Zona Histórica envolvente

Sertã: Revalorização da Praça da República e Zona Histórica envolvente

Ligação à Igreja da MisericórdiaApresentação disponível no site no município

Tiveram início, no final do mês de Julho, os trabalhos da Revalorização da Praça da República e Zona Histórica envolvente com ligação à Igreja da Misericórdia, na Vila da Sertã, numa intervenção que decorrerá durante cinco meses.

Esta requalificação integra-se no Plano de Acção de Regeneração Urbana – PARU, do qual fazem parte as obras já realizadas “Revitalização da Av. Gonçalo Rodrigues Caldeira”, “Revitalização da Avenida Dr. Ângelo Henriques Vidigal e Envolvente ao Mercado Municipal”, assim como as obras de “Requalificação do Edifício do Mercado Municipal” que ainda decorrem.

Na impossibilidade de realização de sessão pública de apresentação (como sucedeu com as obras anteriores) motivada pela pandemia, a Câmara Municipal da Sertã informa que está disponível no site do município a apresentação da obra referida e convida todos os munícipes a visualizar o documento, para que fiquem a conhecer em detalhe a revalorização.

Com o objectivo de requalificar a sede do concelho, concretamente a revalorização das ruas do núcleo histórico, a operação de requalificação que se encontra em execução contempla, de um modo geral, a revitalização dos pavimentos com o aproveitamento dos materiais existentes (calçada de calcário irregular, a ser recolocada nas faixas de rodagem), assim como a redefinição das zonas pedonais, renovação das infraestruturas de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, de electricidade e de telecomunicações.

Nesta primeira fase está a ser intervencionada a Praça da República, cujos trabalhos têm como objectivo maior a revitalização do espaço público e torná-lo mais aprazível e agradável à estadia.

A maior alteração será verificada na zona sul, com a deslocação da fonte existente no norte da praça, para o local onde esteve outrora, colocada ao centro da escadaria em arco que fará o acesso à Praça.

Na parte superior da escada será recolocado o Busto do Dr. Guilherme Nunes Marinha. Ainda na parte sul, serão reconstruídos os bebedouros (onde, há algumas décadas, os animais se refrescavam) que serão utilizados como nicho de exposição.

A poente da praça, o estacionamento, será reorganizado no sentido da atual circulação automóvel.

A zona central da Praça será elevada de modo a vencer o modelado do terreno e serão colocadas telas tensionadas, que irão proporcionar ensombramento e uma maior versatilidade daquele espaço.

Está também contemplada a instalação de mobiliário diverso, nomeadamente bancos, papeleiras e contentores de resíduos sólidos urbanos enterrados.

Na fase seguinte, na Rua da Misericórdia, será criada uma escada que permitirá vencer o desnível de forma mais acessível, segura e confortável, sendo adoptada a mesma tipologia para as restantes escadas do centro histórico, substituindo assim os degraus e a rampa de elevada inclinação existentes.

Nesta rua e nas artérias adjacentes (Travessa da Misericórdia, Travessa de Entre Muros, Travessa do Abade, Travessa Manso Lima) está prevista a alteração do perfil transversal das ruas, de modo a direccionar as águas pluviais para o centro, por forma a evitar as infiltrações comunicadas pelos moradores.

A revitalização contempla também passeios em ambos os lados da via ao mesmo nível da zona viária, separados pela mudança de pavimentos.

A obra “Revalorização da Praça da República e Zona Histórica envolvente com ligação à Igreja da Misericórdia” acarreta um investimento total de 324201,01€ (IVA incluído) e terá o apoio financeiro da União Europeia (FEDER) de 208.794,15€.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Vila de Rei: Município inicia ano letivo com oferta de cadernos de atividades

Os passados dias 15 e 16 de setembro, em Vila de Rei, foram marcados pelo regresso às aulas para os alunos da...

Ana Leonor Santos na presidência da Comissão de Ética da UBI

A docente da Faculdade de Artes e Letras tem pela frente o mandato de um ano. Ana Leonor...

AECBP assinala Centenário com lançamento de livro

A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), regendo-se pelas diretrizes lançadas pelo Governo Português, tomou a difícil decisão de adiar...

João Morgado lança novo romance em Sintra

João Morgado lança o romance “LIVRAI-ME DO MAL”, “Prémio Literário Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2019”, dia 25 de Setembro,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: