21.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Nacional ESTeSC e ETHC colaboram em projeto de valorização do património gastronómico

ESTeSC e ETHC colaboram em projeto de valorização do património gastronómico

Promoção da alimentação saudável

Um grupo de alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e da Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra (ETHC) colaborou num projeto conjunto que resultou na recolha, confeção e valorização nutricional de receitas tradicionais portuguesas.

Um trabalho multidisciplinar, que teve como objetivos a valorização e preservação do património gastronómico nacional, quando Coimbra se prepara para ser Região Europeia de Gastronomia, em 2021 e a promoção conhecimento nutricional junto dos futuros profissionais de hotelaria.

Com o nome “Cook&Live4H3: Health, HeritageandHumanity”, o projeto, galardoado com o Selo Nacional de Qualidade e Twinning, envolveu jovens de três níveis de ensino distintos: dos cursos de Técnico de Cozinha Pastelaria (nível IV) e de Gestão e Produção de Cozinha (Nível V) da ETHC e da licenciatura em Dietética e Nutrição (nível VI) da ESTeSC.

Os alunos da ETHC fizeram a recolha e as fichas técnicas de receitas tradicionais portuguesas.

Aos estudantes da ESTeSC coube fazer a “valorização nutricional, interpretação, e desenvolvimento de propostas de melhoria destas receitas, salvaguardando sempre a identidade cultural dos pratos”, explica João Lima, docente que coordenou a equipa da ESTeSC no âmbito do projeto.

Além da colaboração entre as duas escolas de Coimbra, o projeto promoveu ainda troca de experiências com jovens italianos e espanhóis que, através de uma plataforma online criada para o efeito, partilharam conhecimento acerca da Dieta Mediterrânica e da gastronomia local de cada país.

A parceria entre a ESTeSC e a ETHC surge em vésperas de Coimbra se assumir como Região Europeia de Gastronomia em 2021, após uma candidatura promovida pela CIM Região de Coimbra e que, além do Instituto Politécnico de Coimbra e da ETHC, conta com o apoio da Universidade de Coimbra, do Turismo do Centro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Note-se ainda que a partilha de conhecimento entre nutricionistas e profissionais de hotelaria vai ao encontro das recomendações da Direção Geral de Saúde no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, que prevê a “qualificação dos profissionais da área do turismo e restauração na área dos hábitos alimentares saudáveis”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Lisboa terá programa de Bolsas em homenagem a Alcindo Monteiro proposto pelo LIVRE

Os Deputados Municipais do LIVRE na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram na reunião do passado dia 22 de Setembro uma Recomendação para homenagear Alcindo...

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Tavessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

Oleiros distinguido com Selo de Comunidade Pró-Envelhecimento

O Município de Oleiros foi premiado com o “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/21”, uma iniciativa que distingue as comunidades portuguesas cujas políticas, programas,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: