7 de setembro, segunda-feira, a partir das 11.30 horas
Em 27 de fevereiro de 1994, através de um postal manuscrito, o poeta Eugénio de Andrade autorizava a publicação do texto “Camilo Pessanha, o Mestre” numa edição de Clepsidra que a “A Mar Arte” pretendia publicar nesse ano em Coimbra.
A partir de 1999, esse mesmo texto faz parte das três edições de Clepsidra, de Camilo Pessanha, que a Alma Azul editou na sua coleção de Poesia.
“Clepsidra” é o único livro de poesia de Camilo Pessanha, editado pela primeira vez em 1920, há precisamente cem anos, por Ana Castro Osório (o grande amor na vida de Camilo Pessanha) e seu filho João Castro Osório, na altura com apenas 21 anos de idade.

O livro é uma referência na Alma Azul, não só editorial, mas também de projetos ligados à promoção e divulgação da Leitura.
Um desses momentos, que podemos classificar de histórico, aconteceu no dia 7 de setembro de 2017, na Casa Fernando Pessoa, com a Leitura Integral de Clepsidra, por quatro dezenas de leitores, entre eles o ator João Grosso, a diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, o divulgador pessoano Ricardo Belo de Morais, a diretora da Biblioteca Municipal da Sertã, Ana Sofia Marçal, o poeta, ficcionista e professor, António Jacinto Pascoal, entre muitos outros.
A Leitura assinalava os 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha, poeta adulado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, da geração de Orpheu, que rompia, no início de século vinte, muito do ranço poético que Eugénio de Andrade refere e denuncia também no seu texto, todo ele uma Declaração de Amor à Poesia e ao seu mestre Camilo Pessanha.
De referir que antes desse histórico mês de setembro de 2017, a Alma Azul promoveu Leituras integrais de Clepsidra, de Camilo Pessanha, no Museu Nacional Machado de Castro (2014); e na Universidade de Coimbra (2016).
Para assinalar os 100 anos da primeira edição de Clepsidra e para homenagear Eugénio de Andrade, no próximo dia 7 de setembro, a Alma Azul promove uma leitura informal do texto “Camilo Pessanha, O Mestre”, na aldeia de Póvoa de Atalaia, aldeia natal de Eugénio de Andrade, que escreve num registo confessional, a sua descoberta da Poesia; e a afirmação de que sempre se considerou um discípulo do poeta do autor de Clepsidra.

A Alma Azul oferece simbolicamente um dos exemplares de Clepsidra, de Camilo Pessanha, que nasceu em Coimbra, a 7 de setembro de 1867, editado em 1994 em Coimbra, com o texto de Eugénio de Andrade, à União das Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo e na aldeia natal do poeta de “Escrita da Terra” a Alma Azul distribui a Revista A Mar Arte, de 1996, onde o texto de Eugénio de Andrade: “Camilo Pessanha O Mestre” também foi publicado.
Uma iniciativa integrada no Programa do 21.º Aniversário Alma Azul, e uma homenagem a dois autores a quem dedicou mais atividades ao longo de duas décadas de trabalho.
A Alma Azul convida todos os interessados a se juntarem à homenagem a Eugénio de Andrade e Camilo Pessanha, na Póvoa de Atalaia, no próximo dia 7, segunda-feira.
Para informação do percurso, contactar a Alma Azul através do: alma.azul.1999@gmail.com