13.8 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura Alma Azul em Póvoa de Atalaia com Leitura de Texto de Eugénio...

Alma Azul em Póvoa de Atalaia com Leitura de Texto de Eugénio de Andrade

7 de setembro, segunda-feira, a partir das 11.30 horas

Em 27 de fevereiro de 1994, através de um postal manuscrito, o poeta Eugénio de Andrade autorizava a publicação do texto “Camilo Pessanha, o Mestre” numa edição de Clepsidra que a “A Mar Arte” pretendia publicar nesse ano em Coimbra.

A partir de 1999, esse mesmo texto faz parte das três edições de Clepsidra, de Camilo Pessanha, que a Alma Azul editou na sua coleção de Poesia.

“Clepsidra” é o único livro de poesia de Camilo Pessanha, editado pela primeira vez em 1920, há precisamente cem anos, por Ana Castro Osório (o grande amor na vida de Camilo Pessanha) e seu filho João Castro Osório, na altura com apenas 21 anos de idade.

Ana Castro Osório em jovem

O livro é uma referência na Alma Azul, não só editorial, mas também de projetos ligados à promoção e divulgação da Leitura.

Um desses momentos, que podemos classificar de histórico, aconteceu no dia 7 de setembro de 2017, na Casa Fernando Pessoa, com a Leitura Integral de Clepsidra, por quatro dezenas de leitores, entre eles o ator João Grosso, a diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, o divulgador pessoano Ricardo Belo de Morais, a diretora da Biblioteca Municipal da Sertã, Ana Sofia Marçal, o poeta, ficcionista e professor, António Jacinto Pascoal, entre muitos outros.

A Leitura assinalava os 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha, poeta adulado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, da geração de Orpheu, que rompia, no início de século vinte, muito do ranço poético que Eugénio de Andrade refere e denuncia também no seu texto, todo ele uma Declaração de Amor à Poesia e ao seu mestre Camilo Pessanha.

De referir que antes desse histórico mês de setembro de 2017, a Alma Azul promoveu Leituras integrais de Clepsidra, de Camilo Pessanha, no Museu Nacional Machado de Castro (2014); e na Universidade de Coimbra (2016).

Para assinalar os 100 anos da primeira edição de Clepsidra e para homenagear Eugénio de Andrade, no próximo dia 7 de setembro, a Alma Azul promove uma leitura informal do texto “Camilo Pessanha, O Mestre”, na aldeia de Póvoa de Atalaia, aldeia natal de Eugénio de Andrade, que escreve num registo confessional, a sua descoberta da Poesia; e a afirmação de que sempre se considerou um discípulo do poeta do autor de Clepsidra.

Postal de Eugénio de Andrade

A Alma Azul oferece simbolicamente um dos exemplares de Clepsidra, de Camilo Pessanha, que nasceu em Coimbra, a 7 de setembro de 1867, editado em 1994 em Coimbra, com o texto de Eugénio de Andrade, à União das Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo  e na aldeia natal do poeta de “Escrita da Terra” a Alma Azul distribui a Revista A Mar Arte, de 1996, onde o texto de Eugénio de Andrade: “Camilo Pessanha O Mestre” também foi publicado.

Uma iniciativa integrada no Programa do 21.º Aniversário Alma Azul, e uma homenagem a dois autores a quem dedicou mais atividades ao longo de duas décadas de trabalho.

A Alma Azul convida todos os interessados a se juntarem à homenagem a Eugénio de Andrade e Camilo Pessanha, na Póvoa de Atalaia, no próximo dia 7, segunda-feira.

Para informação do percurso, contactar a Alma Azul através do: alma.azul.1999@gmail.com

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira vão acontecer com adaptações

O secretário do Turismo da Madeira afirmou hoje que os concursos para as tradicionais festas de Natal e Fim de Ano na...

21 x 365 = 7665 Dias Alma Azul – Bem Hajam

Professor Joaquim Martins Há pessoas que nos marcam para sempre; ou porque partilhámos Leituras e momentos felizes; ou...

Paulo Bento substitui Santana Lopes na liderança do partido Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui hoje Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a...

TOOLTO lança Solutioneer, nova plataforma para regularização de sinistros

A TOOLTO – Super Assistência, start-up portuguesa da área dos serviços de mobilidade e Insurtech, acaba de lançar a nova plataforma Solutioneer, que acelera...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: