15 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 22, 2020
No menu items!
Início Regional Imóvel nos Alares integra Fundo Revive Natureza para fins turísticos

Imóvel nos Alares integra Fundo Revive Natureza para fins turísticos

Idanha-a-Nova

O antigo Posto da Guarda Fiscal dos Alares, no concelho de Idanha-a-Nova, é um dos 16 imóveisincluídos no primeiro concurso do Fundo Revive Natureza, que visa a sua recuperação eatribuição dos direitos de exploração turística.

Trata-se umprogramado Governo para recuperação e valorização de imóveis públicos devolutos, localizados em espaçoscom valor patrimonial natural eum elevado potencial de atração turística, tendo em conta as suas funções de origem, histórias e especificidades geográficas.

Dado o interesse público deste programa, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aprovou na mais recente sessão do Executivo um protocolo de cooperação na intervençãodo Fundo Revive Natureza, que é gerido pela Turismo Fundos, entidade responsável pela gestão da rede de imóveis do Estado.

O sítio dos Alares, na freguesia do Rosmaninhal, abraça toda a riquezada fauna e da flora do Parque Natural do Tejo Internacional, combinando o melhor da natureza com o património histórico e cultural.

Antigo Posto Fiscal em Alares

O antigo Posto da Guarda Fiscal dos Alares, formado por quatro casas térreas de um piso, é propriedade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas,tendosido escolhido para integrar o primeiro concurso doFundo Revive Natureza para concessão da exploração dos direitos turísticos e atividades conexas pelo prazo de 25 anos.

O Fundo Revive Natureza pode disponibilizar financiamento às entidades, singulares ou coletivas, com direito de exploração dos imóveis, em condições a acordar entre estas e a sociedade gestora do Fundo, criando assim condições para a concretização dos investimentos.

O objetivo é compatibilizar a conservação, recuperação e salvaguarda dosimóveiscom novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais, atraiam turistas e visitantes e fixem novos residentes.

O programa do concurso, cadernos de encargos, modelo de avaliação e demais elementos estão disponíveis na plataforma do Fundo Revive Natureza (www.revivenatura.pt).

As propostas para o presente concurso podem ser apresentadas até 19 de outubro de 2020.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

PS dá prioridade à agenda ambiental e teletrabalho no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar...

Sistema da Qualidade do IPCB com capacidade para alcançar os objetivos do Instituto

A auditoria ao Politécnico de Castelo Branco realizada pela APCER nos dias 17 e 18 de setembro concluiu que o sistema da...

Covid-19: Estudo mostra que não há ligação entre o comboio e transmissão do vírus

Um estudo concluiu que não existe uma ligação direta entre as infeções da covid-19 e a utilização do transporte ferroviário na Área...

Pandemia, ambiente e consciência ecológica na 5.ª edição do Lisboa Soa

A existência de um vírus de escala global trouxe “uma imensa perceção” sobre a forma como as pessoas se relacionam e sobre...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: