23.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Internacional Protestos anticorrupção na Bulgária: LIVRE apela à libertação dos manifestantes presos

Protestos anticorrupção na Bulgária: LIVRE apela à libertação dos manifestantes presos

Nos últimos dois meses a Bulgária tem sido palco de manifestações anticorrupção, contra o Procurador-Geral e o Governo, acusados de pactuar com a máfia búlgara, cujas origens remontam aos serviços de espionagem do antigo regime comunista e que tem ligações ao sistema judicial, aos media e ao partido no governo, sendo o primeiro-ministro acusado de facilitar a atuação mafiosa.

O primeiro-ministro búlgaro Boyko Borissov (Gerb, afiliado no Partido Popular Europeu – PPE) é um aliado próximo da chanceler alemã Angela Merkel e da Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o que, segundo os protestantes búlgaros, justificará a complacência com que o país tem sido tratado no que diz respeito ao escrutínio do Estado de Direito.

A resposta do governo aos protestos tem sido pautada por abusos, violência policial, e detenções ilegais de manifestantes.

Ontem, 2 de setembro, tiveram palco na capital búlgara, Sofia, novos protestos tendo a polícia detido Borislav Sandov, copresidente do partido Zelenite (Partido Verde Búlgaro, afiliado com o Partido Verde Europeu) bem como três outros membros do partido, que participavam numa manifestação pacífica em frente ao parlamento búlgaro.

O LIVRE exige a libertação imediata de Borslav Sandov e todos os manifestantes ilegalmente detidos e apela ao Governo Português para que intervenha, no quadro das instituições europeias.

“Apelamos também à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu para que intervenham exigindo a libertação imediata dos manifestantes e procedendo a uma análise da situação do cumprimento dos critérios de Copenhaga pelo Estado-Membro da Bulgária, nomeadamente pelo respeito pelo Estado de Direito.”, Lê-se ainda na nota do LIVRE, enviada à nossa redação.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal com mais quatro mortos e 425 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 425 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o...

Covid-19: Merkel preocupada com aumento de casos equaciona novas medidas

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se hoje preocupada com o aumento de novos casos de covid-19 na Alemanha, estando prevista uma reunião...

Covid-19: Grupo português ISQ estima prejuízos até 40% nos países lusófonos

O presidente do grupo empresarial ISQ afirmou hoje que o o consórcio de engenharia, certificação e consultoria, presente em cinco países lusófonos...

Covid-19: Isolamento é obrigatório por lei em Inglaterra a partir de hoje

O isolamento é obrigatório a partir de hoje em Inglaterra para qualquer pessoa que tenha testado positivo ou tenha estado em contacto...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: