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Valorizar a excelência do Humano na Era Digital

A Neves de Almeida HR Consulting lança hoje a quinta edição do “Índice da Excelência”, o maior estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano realizado em Portugal, cuja inscrição é gratuita. O “Índice da Excelência” analisa inquéritos dirigidos aos profissionais na empresa – Gestão e Colaboradores – para aferir a sua opinião sobre um conjunto de práticas na organização, as suas expetativas e a forma como estes percecionam o ambiente profissional.

O “Índice da Excelência” analisa e destaca a boas práticas de gestão humana num panorama tecnológico ao mesmo tempo que funciona como base de alerta ao tecido empresarial sobre as tendências e a importância dos Recursos Humanos num mundo de crescentes Recursos Artificiais e cada vez mais moldado pelas novas formas de trabalho, que exigem, em contexto incerto e de constante adaptação, preparação
de pessoas e organizações.

A inscrição é gratuita, em qualquer momento ao longo do ano e a participação é feita
em plataforma online criada para o efeito. A confidencialidade dos dados é garantida ao longo de todo o processo.

Este estudo, realizado em colaboração com a Human Resources Portugal e Executive Digest e o ISCTE Executive Education, “torna-se ainda mais relevante como ferramenta de gestão pois permite reagir às novas exigências, preparar o futuro, monitorizar e auscultar as opiniões e sentimentos dos colaboradores, revelando como tais medidas estão a ser comunicadas, implementadas e assimiladas pelas organizações e respetivo ativo humano”, assegura Gonçalo de Salis Amaral, Partner da Neves de Almeida HR Consulting.

Ao participarem, as empresas são desafiadas a serem mais criativas e a usarem as novas tecnologias no desenvolvimento de competências e gestão de desempenho para melhorar a satisfação dos colaboradores ao mesmo tempo que trabalham numa efetiva gestão do envolvimento, liderança, comunicação, (re)organização e adoção de novas formas de trabalho em ambiente volátil e cada vez mais virtual.

“Valorizar as pessoas, com a criação de práticas de trabalho mais colaborativas, entre estas, mas também entre as pessoas e as máquinas, neste ambiente inseguro e de incerteza, em que a grande maioria questiona a forma como estes novos desafios estão a ser endereçados, é fundamental para dar resposta às suas necessidades
básicas de estabilidade, confiança e esperança no futuro, que tanto afetam a sua própria performance”, acrescenta o partner da consultora de gestão especializada em Recursos Humanos.

“A constante e contínua melhoria do estudo mantém o seu objetivo inicial: disponibilizar uma avaliação da dimensão complexa do capital humano em contexto organizacional e compreensão da relevância das pessoas para uma estratégia global e futuro da organização centrado no seu propósito e valores”, diz ainda o também responsável pela área de Consultoria da Neves de Almeida HR Consulting.

A metodologia de avaliação desenvolvida integra a análise de dimensões complementares da excelência do relacionamento com os colaboradores, dinâmica organizacional, processos, clima e gestão de Recursos Humanos.

Paralelamente, participar no estudo ajuda as organizações a serem reconhecidas publicamente pelos bons resultados, ganhando visibilidade positiva com impacto direto no recrutamento e na forma como os stakeholders olham para organizações que são destacadas por boas práticas neste contexto.

O Índice da Excelência premeia organizações em categorias globais de dimensão, definidas por número de colaboradores, entre Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), Médias Empresas (entre 51 e 250) e Pequenas Empresas (entre 11 e 50).

Vão igualmente ser premiadas organizações por setor macro de atividade,
num total de nove áreas identificadas: Banca, Seguros e Serviços Financeiros; Construção, Infraestruturas, Transportes e Logística; Consultoria e Serviços Profissionais; Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino; Indústria; Retalho e Comércio; Saúde e Farmacêutica; Setor Público; Tecnologia, Media e Telecomunicações.

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