23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 29, 2020
No menu items!
Início Nacional Raul de Orofino lança workshop “Saber Escutar”

Raul de Orofino lança workshop “Saber Escutar”

Após ouvir vários gestores e empreendedores, Raul de Orofino lança agora “Saber Escutar”, um workshop online, com a duração de dois dias, dirigido a organizações empresariais e grupos que pretendam melhorar a sua comunicação.

Em 28 anos ao serviço do mundo corporativo, através dos seus Espetáculos-Palestra e Workshops de Inteligência Emocional, Raul de Orofino percebeu claramente como muitas pessoas não sabem escutar e como isso afeta negativamente a sua forma de trabalhar e produzir.

Como Raul diz, “crescemos numa sociedade onde se fala muito e se escuta pouco. Na escola não tivemos aulas para praticar o ato de escutar as pessoas, percebendo a diferença entre cada uma delas. Muitos crescem sem saber fazê-lo, e muitos chegam a fingir que escutam.”

O objetivo do workshop é que as pessoas comecem a aprender a escutar e, como consequência, comecem igualmente a falar de maneira diferente, fazendo com que a comunicação, tanto na vida pessoal como profissional, seja mais assertiva e clara.

Isso afetará positivamente a forma de liderar, de trabalhar em equipa ou de vender um produto ou serviço, fazendo com que a produtividade da organização saia reforçada.

O workshop tem a duração de 2 dias, com sessões de uma hora e meia cada dia, onde Raul de Orofino aplica alguns exercícios práticos e mostra como quebrar os maus hábitos que impedem o ato de escutar.

Entre os tópicos a abordar, destacam-se:

  • Aprender a escutar a si mesmo e voltar a ter prazer em escutar as outras pessoas;
  • Praticar a atenção consciente das informações e dos estímulos que chegam a si;
  • Desligar o “piloto automático” na forma de escutar as pessoas no momento presente;
  • Entender o que significa receber os clientes internos e externos;
  • Entender na prática o que realmente significa colocar-se no lugar do outro e aplicar a “empatia emocional”;
  • Saborear os sons das palavras: as que escuta e as que fala;
  • Reaprender a falar, ao mesmo tempo que começa a escutar;
  • Perceber como os outros escutam aquilo que diz, e perceber o que dizem quando estão calados.

Ator, autor, escritor, palestrante e professor de Inteligência Emocional,Raul de Orofino continua a apresentar o seu “Teatro-Palestra Online” e a lecionar “Master Classes Online de Inteligência Emocional” dirigidos a empresas e grupos nos vários países de língua portuguesa.

No seu currículo conta já com mais de 5 mil apresentações. Em 1990, criou no Brasil o projeto inovador “Teatro ao Domicílio” e, em 1993, foi também precursor do projeto “Teatro em Aviões”, o que mereceu uma menção na revista norte-americana Time Magazine pelo facto de ser o primeiro homem no planeta a fazer teatro a bordo de um voo comercial. A partir daí, começou a apresentar os seus espetáculos nas empresas. Sendo autor, no final do espetáculo conversava com os colaboradores das empresas sobre as histórias a que tinham assistido.Estas conversas tornaram-se uma palestra e, desta forma, Raul de Orofino tornou-se num ator-palestrante. A partir de 1999, começa a apresentar-se na Europa, primeiro em Portugal e mais tarde em Espanha e Itália, onde apresenta os seus espetáculos nas respetivas línguas nativas. Depois veio África, designadamente Angola e Cabo Verde.

No início deste ano, criou o “Teatro-Palestra Online”, onde apresenta, em plataformas eletrónicas, comédias-palestra para motivar as pessoas durante e após o período de confinamento motivado pela pandemia de Covid-19.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Santa Clara – Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo Santa Clara – Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga de futebol, vai ter uma assistência de 1.000 pessoas,...

Museu de Arte e Arquitetura gratuito no fim de semana e feriado pelo 4.º aniversário

Visitas guiadas a exposições, música, teatro, conversas e oficinas compõem a programação dos três dias de celebrações do 4.º aniversário do Museu...

João Morgado vence 13.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca com a obra “Contos de Macau”

Câmara Municipal de Santiago do Cacém  Já é conhecida a obra vencedora da 13.ª Edição do Prémio Nacional...

Escolas Doutorais, pandemia e orçamento estiveram em discussão no Conselho Geral da UC

O orçamento da Universidade de Coimbra (UC) e dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), o impacto da pandemia...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: