16.1 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 29, 2020
No menu items!
Início Internacional Alterações climáticas e previsão dos oceanos em debate no dia 17 no...

Alterações climáticas e previsão dos oceanos em debate no dia 17 no âmbito da Década do Oceano

CCOceanos organiza palestra com transmissão pela UNESCO e Instituto Camões

O Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos) leva a cabo no próximo dia 17 de setembro, às 18 horas, uma palestra dedicada ao tema das alterações climáticas e a previsão dos oceanos.

O evento, a realizar em formato livestream a partir do Museu da Farmácia, em Lisboa, será transmitido para todo o mundo, com especial enfoque no universo da lusofonia, através das plataformas digitais da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-COI) e do Instituto Camões.

Intitulada “Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos, Parte II”, a iniciativa insere-se no ciclo especial de palestras “CCOceanos: Década do Oceano”, em parceria com a UNESCO-COI, que tem reunido oradores portugueses e dos vários países de língua oficial portuguesa.

O painel de oradores convidados para esta palestra é composto por João Vitorino, oceanógrafo responsável pela Rede de Monitorização do Canhão Submarino da Nazaré (Instituto Hidrográfico), Rui Rosa, professor auxiliar com agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), no Brasil.

Conforme explica a jornalista náutica Nysse Arruda, fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos, esta série especial de palestras tem por objetivo apresentar diversos temas relacionados com a mais recente iniciativa da ONU no âmbito do oceano.

Recorde-se que, no final de 2017, as Nações Unidas proclamaram a realização daDécada das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável, para o período de 2021 a 2030, lembrando que os oceanos (que cobrem 71% da superfície terrestre) são “os reguladores mais poderosos do clima”. 

“Queremos aproveitar a oportunidade para tornar Portugal num polo de comunicação e partilha de informação atualizada e de conhecimento sobre o oceano, envolvendo neste processo todo o universo da lusofonia”, afirma a curadora Nysse Arruda.

Esta série de palestras conta com o apoio institucional da UNESCO-COI, entidade coordenadora da preparação da Década do Oceano (http://oceandecade.org).

Este apoio traduz-se na identificação e seleção de temas para as palestras, na divulgação internacional do link do livestream do evento e do link da videoteca da COOceanos Palestras com os vídeos das sessões anteriores disponíveis no YouTube.

Vinicius Grunberg Lindoso, responsável de comunicação da UNESCO-COI, refere que a colaboração com o CCOceanos surgiu da vontade de aumentar o número de ações informativas sobre o oceano e sobre a proclamação da ONU junto do público português e da comunidade lusófona em geral.

O objetivo, reitera, é criar um maior entendimento das questões que serão abordadas na 2ª Conferência da ONU sobre os oceanos a realizar em Lisboa, um evento que foi adiado para 2021 devido à pandemia da Covid-19.

A atual crise pandémica é também o motivo pelo qual esta palestra se realizará sem público presencial, mas apenas em livestream em direto do Museu da Farmácia, que acolherá os oradores, a curadora e a equipa técnica para a transmissão online.

O evento conta com o patrocínio exclusivo do Grupo Ageas Portugal e o apoio de diversas entidades nacionais e internacionais.

Além da recente renovação da parceria institucional com o Instituto Camões, incluem-se o IPMA, a Casa da América Latina, a UCCLA, o CNC, o Instituto Hidrográfico, a Academia das Ciências de Lisboa, os Ministérios do Mar e do Ambiente e a Câmara de Lisboa.

No grupo das entidades internacionais estão as organizações não governamentais Marine MegaFauna Mozambique, e as ONG´s brasileiras Onda Verde e a Liga das Mulheres pelo Oceano.

Link da rede YouTube para aceder à palestra: https://www.youtube.com/watch?v=U_OD0Ni1Sbk&feature=youtu.be

*Foto de capa: Depositphotos

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Moderna fornecerá dois milhões de vacinas adicionais ao Reino Unido

A empresa norte-americana de biotecnologia Moderna anunciou hoje que chegou a um acordo para fornecer dois milhões de doses adicionais de sua...

Covid-19: Portugal atinge novo máximo de doentes em cuidados intensivos

Portugal tem hoje 536 doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), um novo máximo desde o início da pandemia,...

Covid-19: Portugal com mais 64 mortos e 4.093 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 64 mortos relacionados com a covid-19 e 4.093 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a...

PCP/Congresso: Francisco Lopes afirma que covid-19 é pretexto para “vomitar ódio” contra o partido

O dirigente comunista Francisco Lopes atacou hoje quem criticou a realização do congresso do PCP com o país em estado de emergência,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: