18.3 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Nacional Christeyns Portugal aconselha o regresso às aulas com higienização reforçada

Christeyns Portugal aconselha o regresso às aulas com higienização reforçada

Especialista recomenda extensão dos cuidados de limpeza ao ambiente doméstico

São quatro as características que deve ter em atenção quando seleciona os produtos de desinfeção: substância ativa, tempo de contato, espetro de desinfeção e os testes microbiológicos. Leia atentamente o rótulo, recomenda Christeyns.

A Christeyns Portugal, especialista em química aplicada, aconselha que, com o regresso às aulas, e ao trabalho, a higienização dos espaços, seja reforçada e a correta.

A Christeyns vai mais longe, e aconselha a extensão das medidas de limpeza de superfícies, ao ambiente doméstico, onde o número de casos tem aumentado significativamente.

Dentro das medidas referidas existe um fator importante, que deveremos ter em conta: o produto para a desinfeção.

Passaram 6 meses desde o início da pandemia, e toda a sociedade tem regressado a uma nova rotina depois de uma fase de adaptação forçada.

Esta semana os alunos regressam à escola com novas regras, novo ambiente e novos desafios.

E para que este processo seja feito com toda a segurança, a Direção Geral de Saúde (DGS) elaborou um referencial de procedimentos para as escolas e o documento de orientação nº 014/2020 sobre as medidas a adotar para a “Limpeza e desinfeção de superfícies em estabelecimentos de atendimento ao público ou similares” da DGS.

Alerta a Christeyns que, desde o começo da pandemia, o mercado tem sido inundado de produtos “desinfetantes” com características muito duvidosas.

E dada a importância que estes produtos têm na mitigação do vírus, a especialista chama a atenção para a certeza no uso dos produtos corretos e de forma correta.

E por isso aconselha a ter em conta as quatro características dos produtos adquiridos:

  1. A substância ativa:existem diversas matérias-primas que são eficazes contra o vírus, nomeadamentecloro, etanol, ácido peracético, quaternários de amónio, aminas, peróxido de hidrogénio, entre outras, com características de aplicação muito diferentes, e que deverá ser recomendada dependendo da necessidade. Esta informação poderá ser confirmada no rótulo do produto.
  2. O tempo de contato: quanto tempo deveremos esperar para que o produto faça o efeito pretendido? Muito frequentemente a aplicação dos produtos desinfetantes é feita sem atender ao tempo de contato, e por isso ineficazes. Depois da aplicação do produto desinfetante devemos esperar o necessário para que surta efeito, e só depois removemos/limpamos a superfície. Este tempo pode variar entre minutos a horas.
  3. O espetro de desinfeção:confirme contra que microrganismos o produto é eficaz. Apesar do produto ser desinfetante é importante saber se é eficaz contra bactérias, fungos, vírus, esporos, etc. Podemos estar a utilizar um produto que não é eficaz contra o microrganismo que que queremos que seja.
  4. Os testes microbiológicos:solicite ao fornecedor os testes microbiológicos do produto de modo a certificar que o produto desinfetante é eficaz contra os microrganismos referenciados.

A Christeyns alerta que o rótulo do produto deve ser sempre lido atentamente e qualquer dúvida contatado o seu fornecedor.

Diz a marca que é fundamental ter-se a certeza de uso de produtos certificados e eficazes contra o COVID-19.

Nestes momentos, não pode haver dúvidas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS frisou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a covid-19...

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

Partido Aliança realiza 2º Congresso este fim de semana em Torres Vedras

O Partido Aliança realiza o 2º Congresso Nacional, amanhã e domingo em Torres Vedras. Neste Congresso o Aliança vai...

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: