16.1 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Internacional Assembleia da República recebeu VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol

Assembleia da República recebeu VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol

Realizou-se, ontem dia 15 de setembro, na Assembleia da República, o VIII Forúm Luso-Espanhol e que contou com a participação da deputada Hortense Martins.

A importância do mesmo, ficou patente, através das recomendações que os parlamentares fizeram a ambos os Governos, de Portugal e Espanha, para serem implementadas no sentido de executar politicas e medidas com real impacto no desenvolvimento das regiões de fronteira de ambos os países.

Relevo para o facto de nas infraestruturas prioritárias estar incluída a via rodoviária que é a “união da Ex-A1 com a A23 através do IC31,  entre Moraleja e Monfortinho, Castelo Branco” e a ligação da A25 à A62, entre Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro…”

Recordamos que o IC31 já tinha sido colocado nas prioridades assumidas pelo Governo através do documento PNI Plano Nacional de Infraestruturas que também foi discutido e aprovado na AR através de uma Resolução, mas assumidamente o Primeiro Ministro António Costa colocou na agenda esta via rodoviária, como infraestrutura importante para o desenvolvimento das regiões transfronteiriças.

Grupo de participantes no VIII Forúm Luso-Espanhol

Esta é uma luta que os deputados da região têm protagonizado a vários níveis, tanto em termos políticos, como na Assembleia da República, desde há muitos anos, e que “esperamos venha a ser concretizada, num curto espaço de tempo, e enquadrada nos meios financeiros para apoio a estas vias transfronteiriças.”, refere uma nota à comunicação social.

Foi feita, ainda, uma recomendação de “aprofundar a conectividade digital e de telecomunicações, criando todas as condições para uma verdadeira transição digital, inclusiva e abrangente”, que é também uma medida que os parlamentares da região têm prosseguido a nível de acessibilidade digital para as pessoas que estão localizadas nos territórios do interior.

Entre muitas outras recomendações, há ainda, o compromisso de “aprofundar a cooperação e uso sustentável das bacias hidrográficas comuns….”

Hortense Martins, deputada eleita pelo circulo de Castelo Branco e vice-Presidente do Grupo parlamentar do PS, participou neste Forum e “saúda os avanços conseguidos que desejamos sejam concretizados e assumidos na próxima Cimeira que se realizará no dia 2 de Outubro na Guarda”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Coimbra Business School preenche todas as vagas, aumenta as médias e bate recorde nos mestrados

Mais 100 alunos relativamente ao ano passado, um novo curso – Finanças e Contabilidade – e todas as vagas preenchidas na 1ª...

Ródão recebe duas etapas do Campeonato do Mundo de F2 de Motonáutica

Vila Velha de Ródão será uma verdadeira capital mundial da motonáutica, recebendo, nos dias 1 e 4 de Outubro, respetivamente, a segunda...

Politécnico de Castelo Branco cresce no Concurso Nacional de Acesso

Concluída a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) do ano 2020, foram colocados nas licenciaturas do Politécnico...

Turismo do Centro celebra Dia Mundial do Turismo no Interior

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou aldeias de Lapa dos Dinheiros, Loriga, Valezim e Linhares da Beira, na região...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: