Já são conhecidos os vencedores do “Concurso de Criação Artística – O Lince sob Perspetiva”, organizado pelo Município de Penamacor, através do Gabinete de Cultura.
Na categoria de “Pintura”, o vencedor foi Carlos Nuno da C. Silva, com a obra “Pausa para Banho ao Luar”.
O segundo lugar foi atribuído a Susana Cristina Ferreira de Carvalho, com a obra “Lynx Pardinus” e o terceiro a Almerinda da Conceição Peres dos Santos Lobo Guia, com a obra “Lince Natura”.

Já na categoria de “Escultura”, o primeiro prémio ficou na posse de Ester Andrade, com a obra “Felincidade”, o segundo de Manuel João Vitorino Robalo, com a obra “Lince de Penamacor” e o terceiro de Vitor Manuel Costa Ramos, com a obra “Os Manos Linces”.
Finalmente, na categoria de “Artesanato”, o primeiro prémio foi atribuído a Maria Gabriela Gil Antunes, com a obra “Lynx Pardinus”, o segundo lugar a António Manuel Pombo Carriço, com a obra “Da Pinha ao Lince” e o terceiro a Helena Isabel Gomes Mesquita, com a obra “Lince d´os Helenos”.
As menções honrosas foram atribuídas a Carlos Silva, na categoria de escultura com a obra “O Alfa e o Ómega”, a Raúl Mendonça, também na categoria de “Escultura”, com a obra “O Felino” e a António Gonçalves, na categoria de artesanato, com a obra “Rustilynx”.
Recorde-se que no âmbito do “Concurso de Criação Artística – O Lince sob Perspetiva”, nas áreas da escultura, pintura e artesanato, foram recebidas 38 inscrições, de norte a sul do país.
O concurso deu origem a uma exposição.
Esta iniciativa tem como objetivos potenciar e desenvolver a criação artística, descobrir novos talentos, manter presente na memória e na atenção dos cidadãos o Lince Ibérico, que já teve na Serra da Malcata o seu habitat natural, e contribuir para manter e impulsionar o projeto da sua reintrodução no território.

A exposição “O Lince sob Perspetiva” estará patente até ao dia 18 de setembro no Museu Municipal de Penamacor, podendo ser visitada mediante marcação.
A partir deste dia, os artistas têm dez dias para levantar as obras.