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Herman José fala a sério e apela à sua prevenção

Pneumonia Pneumocócica

“Leva-me a Sério” é a mais recente campanha do MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação.

Inspirada na realidade da Pneumonia em Portugal, a campanha tem como principal objetivo mostrar que a Pneumonia Pneumocócica é uma doença grave e potencialmente fatal, para a qual existem formas de prevenção.

É preciso levá-la a sério. A campanha foi para o ar no dia 16 de setembro e tem como protagonista Herman José. Desta vez, o humorista não está para graças.

Lançada sob o mote “Leva-me a sério”, a campanha reflete a ironia de haver uma doença grave e potencialmente fatal, a Pneumonia Pneumocócica, que apesar de ser prevenível através de vacinação, ainda é responsável pela morte de muitas pessoas por ano.

Para o MOVA, está na hora de levar a Pneumonia Pneumocócica a sério.

“Leva-me a sério” foi o headline escolhido para esta campanha que vai estar no ar até final de novembro.

De tom imperativo, traz uma mensagem sóbria, tornada positiva e convidativa através de um rosto amigo, que normalmente nos faz sorrir: Herman José.

Para além da indiscutível popularidade e abrangência de Herman José, o convite ao humorista surgiu pela confiança por si suscitada, pela influência que tem junto dos portugueses, pela própria faixa etária a que pertence (faz parte de um dos principais grupos de risco, maiores de 65 anos de idade) mas, sobretudo, pelo impacto de termos alguém que nos faz, habitualmente, rir, a falar de temas sérios.

Com esta campanha, e através de Herman José, para quem “é um orgulho aceitar dar o nome e a cara a uma causa tão nobre. Para mais, num formato tão criativo e tão artístico”, o MOVA pretende sensibilizar a população para a importância da vacinação antipneumocócica, em particular, pessoas pertencentes a grupos de risco. Mostrar de forma clara que a vacinação pode fazer a diferença entre a vida e a morte, que as vacinas salvam vidas e que protegem as populações para as quais são indicadas.

A campanha vai estar presente online e em TV, através de spotsbanners, um survey e um microsite.

Ao longo de cerca de dois meses, a população será impactada através de mensagens gerais, transversais a todos, e através de mensagens especiais, dedicadas a diferentes grupos de risco.

“É com enorme expectativa que lançamos mais uma campanha de sensibilização”, começa Isabel Saraiva, fundadora do MOVA. 

“Estamos prestes a entrar na época percepcionada como a de maior incidência de Gripe e Pneumonia. Se a aposta na prevenção sempre foi fundamental, sobretudo entre os grupos de risco, perante o contexto atual é imperativo que possamos contribuir para a diminuição do recurso aos cuidados de saúde, através da prevenção de doenças pela vacinação”, conclui.

Em Portugal, dados recentes do INE mostram que em 2018 a Pneumonia foi responsável pela morte de 16 pessoas por dia. Neste ano, a Pneumonia causou por 5.1% de todas as mortes no nosso país.

Entre os indivíduos mais suscetíveis à Pneumonia Pneumocócica, estão as crianças de pouca idade e os idosos, e pessoas com doenças crónicas como diabetes, asma, DPOC, outras doenças respiratórias crónicas, doença cardíaca, doença hepática crónica, doentes oncológicos, portadores de VIH e doentes renais. Todos devem ser protegidos.

Existe, desde junho de 2015 uma norma da Direção-Geral da Saúde que recomenda a vacinação antipneumocócica a todos os adultos pertencentes a grupos de risco.

Um investimento na sua saúde, na prevenção de eventuais internamentos por Pneumonia Pneumocócica e na redução do número de mortes por esta causa.

É tempo de levarmos este documento a sério.

*Foto de capa: © JN

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