15 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 26, 2020
No menu items!
Início Regional Responsabilidade individual reforçada em Proença-a-Nova no início das aulas

Responsabilidade individual reforçada em Proença-a-Nova no início das aulas

O ano letivo 2020/2021 começa esta sexta-feira, 18 de setembro, no Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova para todos os anos, tendo os encarregados de educação dos alunos do 1º e do 5º ano reunido já esta quinta-feira, 17 de setembro, com os diretores de turma e direção da escola.

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova também esteve presente, tendo em conta a aceitação de competências por parte do Município na área da Educação, mas essencialmente pela “relação de confiança” entre instituições e que agora é exigida a todos “nesta nova normalidade que nos obriga, enquanto cidadãos, a sermos responsáveis”.

Se os professores, o Município e o Estado têm responsabilidades diretas, João Lobo recordou também o compromisso individual, em tempos desafiantes.

“Esta pandemia obriga, de facto, a que haja uma responsabilização direta de cada um de nós. Evidentemente que quem é encarregado de educação tem responsabilidade acrescida”, referiu.

Estando o Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova disponível na sua página, João Lobo convidou os encarregados de educação a lerem-no e a traduzirem as suas principais medidas junto dos seus educandos para evitar surtos de COVID-19, ficando a conhecer circuitos de entrada e de saída do estabelecimento de ensino, o desfasamento de horários na utilização da cantina ou a manutenção de distanciamento social recomendado, medida que será mais difícil de implementar tendo em conta as idades das crianças e a necessidade de convívio depois de meses de confinamento.

“Não queremos criar crianças que vivam isoladas”, salientou João Lobo, pedindo acima de tudo vigilância aos pais e encarregados de educação, até porque há uma probabilidade muito grande de existirem surtos na comunidade.

Ao mínimo sintoma de possível doença, devem manter os alunos em casa.

O objetivo serámitigar o potencial de contágio, através de uma ação rápida, como tem acontecido em todos os casos identificados até ao momento no concelho de Proença-a-Nova, oito desde o dia 30 de maio, data em que surgiram os primeiros infetados.

O Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova foi aprovado pela Comissão Municipal de Proteção Civil que continua a reunir três vezes por semana para acompanhar a evolução da pandemia.

“Deixo a garantia que o Município acompanha esta situação com preocupação, mas sem alarme”, afirmou João Lobo.

“Vamos abrir a escola em segurança para as crianças terem aulas presenciais, mas há esse compromisso: a responsabilidade de cada um para proteger o coletivo e isso tem de ser transmitido aos alunos”.

O autarca desejou também um ano de sucesso para todos os jovens, do primeiro ao 12º ano.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Edição de Outubro do EXPRESSO do Oriente

Já circula por Lisboa a edição de Outubro do EXPRESSO do Oriente onde se destaca o aniversário da Polícia Judiciária, são já 75 anos ao serviço...

Espectáculo “À deriva” da Ajidanha novamente premiado

Na cerimónia de encerramento do XXVIII Certamen de Teatro "Raúl Moreno Molero", em Torrejoncillo (Espanha), no dia 25 outubro, a Ajidanha voltou...

Covid-19: Jogador do Belenenses SAD infetado a poucas horas de jogo com Benfica

Um jogador do Belenenses SAD, cuja identidade não foi revelada, teve um teste positivo para o novo coronavírus, confirmou o clube lisboeta,...

Covid-19: Portugal com mais 27 mortos e 2.447 casos confirmados

Portugal contabiliza hoje mais 27 mortos relacionados com a covid-19 e 2.447 novos casos confirmados de infeção, segundo o boletim epidemiológico da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: