14 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Portucalense aposta no ensino online, mas garante o presencial

Portucalense aposta no ensino online, mas garante o presencial

EM PERÍODO DE REGRESSO ÀS AULAS UNIVERSIDADE LANÇA DOIS NOVOS CURSOS E UM MESTRADO

Universidade Portucalense (UPT) anunciou, na última quarta feira, em pleno período de regresso às aulas, a sua forte aposta no ensino online no seguimento do período pandémico que ainda assola o mundo, fortalecendo os meios tecnológicos disponíveis e promovendo o desenvolvimento de competências digitais, novas políticas de promoção da formação de professores, e o aproveitamento das amplas instalações para uma otimização da distribuição de estudantes.

Deixando bem clara a absoluta relevância do presencial nas relações humanas e na formação humanista e global dos estudantes, Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade, avançou que a UPT não deixará de garantir a atividade presencial, on campus, em todas as unidades curriculares.

Neste primeiro semestre, a UPT irá trabalhar numa importante evolução pedagógica, para uma ‘educação sem fronteiras e sem paredes’.

“Teremos modelos de aprendizagem híbridos on campus e online que garantem as importantes contribuições do ensino presencial, e que, no entanto, acrescentam uma dimensão que os torna mais interessantes e mais eficazes que os modelos de ensino clássicos”, garante o Reitor da UPT.

A Universidade defende que o uso generalizado dos métodos e instrumentos de aprendizagem colaborativos, hoje disponíveis, fortalecem a capacidade de autoaprendizagem dos estudantes e alargam o alcance do ensino superior a mais públicos.

Acrescentando que este é um rumo pedagógico que as instituições académicas de vanguarda já estavam, estão e irão continuar a desenvolver, Sebastião Feyo de Azevedo sublinha ainda que: “tal como o fizemos no semestre passado com grande rigor, as componentes de avaliação serão presenciais, o que consideramos ser, tendo em conta os meios tecnológicos atualmente disponíveis, uma condição necessária para assegurar equidade e fidedignidade dos processos educativos”.

Apesar da pandemia, o Reitor defende que o semestre passado foi de facto um tempo de exceção, de emergência, com todo o ensino online à distância, garantindo que a experiência foi de facto uma fonte de grandes ensinamentos e inspiração para o futuro.

“Mas não devemos relacionar esta condição com as causas da evolução pedagógica, sendo verdade que as práticas de trabalho a distância do semestre passado reforçaram e tornaram mais claro este rumo”, conclui.

Recorde-se ainda que, com todas as adversidades, a UPT está apostada no crescimento e na oferta de soluções para os seus estudantes.

Foram lançados neste ano letivo dois novos cursos de licenciatura, Engenharia Informática e Marketing, bem como um novo mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia, reforçando para isso as vagas de licenciaturas com as existentes de estudantes estrangeiros.

Recorde-se que a Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) é um estabelecimento de ensino superior cooperativo que iniciou a sua atividade em 1986.

A UPT funciona exclusivamente na cidade do Porto, no pólo Universitário da Asprela, com Ensino e Investigação nas seguintes áreas: Diplomacia, Direito, Economia, Gestão, Marketing, Informática, Psicologia, Educação, Turismo e Hospitalidade, Património e Cultura, e Relações Internacionais.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

II Programa de Hosted Buyers and Suppliers: Turismo Ibérico reúne-se na Beira Baixa

Encontro online realiza-se a 28 de outubro A Península Ibérica volta a encontrar-se na Beira Baixa.

Novo portátil HP Spectre x360 14: o design Inovador junta-se à Inteligência Adaptativa e a Desempenho de Topo

Este elegante PC convertível é um reflexo da liderança da HP no campo da sustentabilidade e o primeiro portátil do mundo...

Sondagem APCOI: 65% das crianças com obesidade em Portugal sofrem bullying escolar

1 em cada 5 crianças com obesidade foi vítima pela primeira vez de um ataque de cyberbullying nas redes sociais relacionado com o...

Marisa Matias reuniu com representantes do movimento cívico em Defesa Hospital dos Covões

O contínuo encerramento de serviços e desmantelamento do Hospital dos Covões foi motivo para uma reunião, dia 24/10, entre Marisa Matias e...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: