15.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 21, 2021
No menu items!
InícioRegionalPortucalense aposta no ensino online, mas garante o presencial

Portucalense aposta no ensino online, mas garante o presencial

EM PERÍODO DE REGRESSO ÀS AULAS UNIVERSIDADE LANÇA DOIS NOVOS CURSOS E UM MESTRADO

Universidade Portucalense (UPT) anunciou, na última quarta feira, em pleno período de regresso às aulas, a sua forte aposta no ensino online no seguimento do período pandémico que ainda assola o mundo, fortalecendo os meios tecnológicos disponíveis e promovendo o desenvolvimento de competências digitais, novas políticas de promoção da formação de professores, e o aproveitamento das amplas instalações para uma otimização da distribuição de estudantes.

Deixando bem clara a absoluta relevância do presencial nas relações humanas e na formação humanista e global dos estudantes, Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade, avançou que a UPT não deixará de garantir a atividade presencial, on campus, em todas as unidades curriculares.

Neste primeiro semestre, a UPT irá trabalhar numa importante evolução pedagógica, para uma ‘educação sem fronteiras e sem paredes’.

“Teremos modelos de aprendizagem híbridos on campus e online que garantem as importantes contribuições do ensino presencial, e que, no entanto, acrescentam uma dimensão que os torna mais interessantes e mais eficazes que os modelos de ensino clássicos”, garante o Reitor da UPT.

A Universidade defende que o uso generalizado dos métodos e instrumentos de aprendizagem colaborativos, hoje disponíveis, fortalecem a capacidade de autoaprendizagem dos estudantes e alargam o alcance do ensino superior a mais públicos.

Acrescentando que este é um rumo pedagógico que as instituições académicas de vanguarda já estavam, estão e irão continuar a desenvolver, Sebastião Feyo de Azevedo sublinha ainda que: “tal como o fizemos no semestre passado com grande rigor, as componentes de avaliação serão presenciais, o que consideramos ser, tendo em conta os meios tecnológicos atualmente disponíveis, uma condição necessária para assegurar equidade e fidedignidade dos processos educativos”.

Apesar da pandemia, o Reitor defende que o semestre passado foi de facto um tempo de exceção, de emergência, com todo o ensino online à distância, garantindo que a experiência foi de facto uma fonte de grandes ensinamentos e inspiração para o futuro.

“Mas não devemos relacionar esta condição com as causas da evolução pedagógica, sendo verdade que as práticas de trabalho a distância do semestre passado reforçaram e tornaram mais claro este rumo”, conclui.

Recorde-se ainda que, com todas as adversidades, a UPT está apostada no crescimento e na oferta de soluções para os seus estudantes.

Foram lançados neste ano letivo dois novos cursos de licenciatura, Engenharia Informática e Marketing, bem como um novo mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia, reforçando para isso as vagas de licenciaturas com as existentes de estudantes estrangeiros.

Recorde-se que a Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) é um estabelecimento de ensino superior cooperativo que iniciou a sua atividade em 1986.

A UPT funciona exclusivamente na cidade do Porto, no pólo Universitário da Asprela, com Ensino e Investigação nas seguintes áreas: Diplomacia, Direito, Economia, Gestão, Marketing, Informática, Psicologia, Educação, Turismo e Hospitalidade, Património e Cultura, e Relações Internacionais.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: