7.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 27, 2020
No menu items!
Início Regional Agrupamento de Escolas e Complexo Desportivo de Ródão equipados com desfibrilhadores

Agrupamento de Escolas e Complexo Desportivo de Ródão equipados com desfibrilhadores

O Agrupamento de Escolas e o Complexo Desportivo de Vila Velha de Ródão estão equipados desde o final de julho com dois desfibrilhadores automáticos externos e contam com 12 colaboradores habilitados a utilizá-los em caso paragem cardiorrespiratória.

A medida resulta do investimento feito por parte do Município Vila Velha de Ródão na âmbito do programa Desfibrilhação Automática Externa, licenciado pelo INEM, e visa proporcionar aos alunos e funcionários do Agrupamento de Escolas, no arranque de mais um ano letivo, e aos utilizadores do Complexo Desportivo um dispositivo essencial para permitir a sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca, atualmente a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos.

Para poderem utilizar o aparelho, os referidos funcionários do Município e do Agrupamento de Escolas receberam formação específica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.

Demonstração de técnica de socorro

Os desfibrilhadores automáticos externos são dispositivos eletrónicos portáteis que, em situações de paragem cardiorrespiratória, analisam o ritmo cardíaco e, nas situações indicadas, aplicam um choque elétrico com o intuito de se retomar um ciclo cardíaco normal e assim evitar a morte da vítima.

Em Portugal, estima-se que ocorram dez mil casos todos os anos, acontecendo quase sempre de forma súbita, inesperada e fora do meio hospitalar.

Na grande maioria dos casos o único tratamento eficaz é a desfibrilhação elétrica (choque) e o fator mais importante para o sucesso da intervenção é o tempo que decorre entre o colapso da vítima e o início de manobras de Suporte Básico de Vida e a utilização de um desfibrilhador.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

OE2021: Costa abre debate de terça-feira com viabilização da proposta só garantida na generalidade

O primeiro-ministro abre na terça-feira na Assembleia da República o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2021, que só tem...

Escola Internacional de Línguas em Vila de Rei: consulte as turmas e horários

Encontram-se ainda a decorrer as inscrições para as aulas em Vila de Rei do Curso de Inglês para crianças, adolescentes e adultos,...

100 alunos de escolas da região gravam CD com o Coro Misto da Beira Interior

No âmbito da comemoração do 30º aniversário do Coro Misto da Beira Interior, cinco alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com...

Grupo de Escoteiros de Penamacor oficialmente reativado

O Grupo de Escoteiros AEP 163 de Penamacor foi oficialmente reativado. A reativação foi assinalada com uma cerimónia de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: