17.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 19, 2020
No menu items!
Início Nacional Academia Ponto Verde vai colocar as escolas de todo o país a...

Academia Ponto Verde vai colocar as escolas de todo o país a reciclar mais e melhor

Murta é o embaixador para o ano letivo 2020/2021

A Academia Ponto Verde está de volta mesmo a tempo do regresso às aulas.

Este ano, o projeto da Sociedade Ponto Verde volta a desafiar as escolas com novas dinâmicas e apresenta o músico Murta como embaixador da iniciativa.

Para o ano letivo 2020/2021, um dos objetivos da Academia Ponto Verde é manter-se atual e aproximar-se da comunidade escolar.

É neste sentido que lança um concurso direcionado a escolas do 2º, 3º ciclo, ensino secundário e profissional levando-os a participar mensalmente em passatempos e desafios criativos que lhes garantem prémios, entre eles uma visita do embaixador da Academia. 

Murta é músico e começou por ser conhecido do grande público pela sua participação no programa “The Voice Portugal”.

Em 2019, lançou o seu muito bem-sucedido álbum de estreia, “D’Art Vida”, e acaba de lançar o seu novo single “Alguém Que Mude”.

Empenhado com as questões ambientais, sustentabilidade e proteção do planeta, o embaixador da Academia não hesitou em assumir a missão de aumentar a reciclagem junto dos mais jovens. 

“Devemos olhar para a meta da sustentabilidade do planeta como um conjunto de pequenas ações que todos podemos colocar em prática no dia-a-dia. Plantar uma árvore ou separar e enviar as embalagens para a reciclagem são pequenas coisas que fazem realmente a diferença. Associo-me a este projeto da Academia Ponto Verde porque acredito que desde criança devemos começar a criar estes hábitos sustentáveis e que a escola pode ter esse papel fundamental”, afirma Murta.

Com o objetivo de contribuir para uma maior sensibilização do público escolar e incentivar o aumento de reciclagem nas Escolas, o concurso irá decorrer através do renovado site da Academia Ponto Verde onde serão publicados todos os desafios, porque a reciclagem também pode ser digital.

Para participar, os professores terão de se inscrever através da plataforma de modo a poderem dinamizar as iniciativas junto dos seus alunos.

O concurso engloba vários tipos de provas desde passatempos interativos, a desafios que apelam à realização de atividades criativas, à implementação de um plano de ação para promover o aumento de separação de embalagens nas escolas.

“Criamos este concurso para ser um gatilho impulsionador que nos permita chegar ao final do ano letivo e verificar que realmente conseguimos aumentar a participação das escolas na reciclagem. O concurso estende-se a nível nacional para que todas as escolas tenham a possibilidade de participar e de mobilizar os seus alunos para os desafios que mensalmente lhes vão ser colocados. Queremos que no final do dia as crianças e jovens cheguem a casa e possam partilhar com a família os conhecimentos e boas práticas que adquiriram com este concurso”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

As escolas, através dos professores, podem inscrever-se e vão somando pontos ao longo do ano letivo – quanto mais participações (mais turmas e alunos) tiverem mais pontos vão somando.

O período de inscrições decorre de 21 de setembro a 31 de dezembro e o regulamento pode ser consultado aqui.

Em maio serão determinadas e premiadas as escolas vencedoras a nível nacional e a escola com maior pontuação em cada distrito.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Universidade de Coimbra e a Fundação “la Caixa” assinam protocolo de colaboração

A Universidade de Coimbra (UC)  e a Fundação “la Caixa” vão assinar amanhã (terça feira, 20), um protocolo de colaboração.

Secretário de Estado João Paulo Catarino adianta medidas de apoio no pós-incêndio

Na sequência do incêndio de enormes dimensões que afetou grande parte do concelho, entre os dias 13 e 16 de setembro, o...

Covid-19: Fronteiras entre EUA e Canadá permanecem fechadas até 21 de novembro

A fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá permanecerá fechada para viagens não essenciais até pelo menos 21 de novembro, para...

Covid-19: OMS insiste na importância de quebrar cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram hoje na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: