15.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Agosto 5, 2021
No menu items!
InícioInternacionalCovid-19: Manica busca autonomia para testes no centro de Moçambique

Covid-19: Manica busca autonomia para testes no centro de Moçambique

As autoridades de saúde da província de Manica, centro de Moçambique, iniciaram testes a amostras de controlo da covid-19, recorrendo a um aparelho que era usado para diagnosticar a tuberculose e que querem certificar, disse hoje à Lusa fonte dos serviços.

“A certificação para iniciar com testagem de rotina à covid-19 está prevista para quinta-feira” explicou à Lusa Isidoro Xavier, diretor dos Serviços provinciais de Saúde de Manica.

Já foram testadas 28 amostras de verificação durante o ensaio ao equipamento.

Neste ensaio, prosseguiu, foram priorizados testes urgentes de doentes internados nos hospitais de Manica e de profissionais de saúde.

O equipamento usado em Manica tem a capacidade para testar quatro amostras a cada duas horas, estando prevista a aquisição de um equipamento mais eficiente para reduzir o tempo de espera pelos testes e cobrir maior número de cidadãos.

Até agora, as amostras colhidas na província de Manica têm sido enviadas para o Instituto Nacional de Saúde (INS), em Maputo, instituição que está a criar condições para as províncias passarem a ter autonomia no teste da Covid-19.

Moçambique tem 7.114 casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus, 45 mortes e 4.064 recuperados.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: