12.8 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Cultura Lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro...

Lançamento do CD “Canto Terceiro da Sereia: O Encanto” e do livro “Marítimos” na UCCLA

Terá lugar no dia 26 de setembro, às 15h30, na UCCLA, o lançamento em Portugal do CD “Canto Terceiro da Sereia: O Encanto” (ed. 2020) e do livro “Marítimos” (ed. 2020), uma edição especial comemorativa do 45.º aniversário da República de Angola e do 66.º aniversário da Fundação do Clube Marítimo Africano – evento organizado pelos autores Filipe Zau, Filipe Mukenga, editora Perfil Criativo, Embaixada de Angola em Portugal e UCCLA.

Haverá três convidados especiais:

– Alberto Oliveira Pinto (escritor e historiador);

– Luís Moreira (encenador e realizador);

– Telmo Lopes (produtor musical).

De acordo a garantir as condições de segurança sanitária definidas pela DGS (Direção Geral da Saúde), a ocupação do auditório está limitada a 50 pessoas e o uso de máscara é obrigatório.

Para reservar o seu lugar envie um email para info@autores.club 

Sinopses:

CD “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO”

O “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO” faz parte de uma trilogia musical, iniciada nos anos 90, inspirada na “Kianda”, figura mitologia dos pescadores da Ilha de Luanda.

Uma ópera jazz, de Filipe Zau e Filipe Mukenga, com quatro actos/ciclos que têm como pano de fundo as memórias de um tripulante em navios da antiga marinha mercante e de um seu irmão, condutor de uma máquina a vapor na antiga linha férrea do Amboim.

A razão do reencontro entre os dois irmãos, após um afastamento forçado, deveu-se ao facto de o café produzido no interior da província do Kwanza Sul ser, na década de 50, transportado pelo corredor Gabela/Porto Amboim, para, depois de armazenado nos grandes armazéns do litoral, ser exportado para o mundo em navios cargueiros atracados ao largo, por falta de um porto acostável.

Esta ópera está dividida em quatro ciclos:

• CICLO DA TERRA (O reencontro)

• CICLO DO FOGO (À hora da partida)

• CICLO DA ÁGUA (Do mar e da kianda)

• CICLO DO AR (Tempo de recordação)


Gravado, entre 2014 e 2019, em estúdios em Luanda, Paris, Amesterdão, Lisboa, Faro e Los Angeles. Uma edição Alende (Angola) e Perfil Criativo (Portugal).

CD disponível nas lojas FNAC e na plataforma www.AUTORES.club

Livro “MARÍTIMOS”

Depois do encanto do canto da sereia, anunciado por Luís Vaz de Camões, e revelado pela música dos angolanos Zau e Mukenga, este CD chega ao mercado português acompanhado de um livro especial “MARÍTIMOS” (Ed. 2020), de Filipe Zau.

Uma peça artística com a história dos africanos em Portugal. E em especial os marinheiros africanos e a sua participação na ruptura com o Império no século XX.

Esta edição dedicada ao 45.º aniversário da República de Angola e no 66.º aniversário do Clube Marítimo Africano começa com uma extensa selecção das fichas dos sócios Clube Marítimo Africano, descobertas no Arquivo Tchiweka* de Documentação, onde é possível descobrir, entre outros, duas das grandes referências históricas do nacionalismo africano: Amílcar Cabral e Agostinho Neto.

Esta primeira parte é acompanhada das letras da música da lítero-musical “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO”.

O primeiro capítulo “Escravos e aristocratas negros em Portugal” é ilustrado com peças surpreendentes do projecto de fotografia no campo da arte “Revelar a memória a partir do esquecimento”, de JRicardo.

O segundo capítulo é dedicado às “Associações de africanos em Portugal”, e o terceiro capítulo à “Acção clandestina e prisões políticas”. A terminar, uma reflexão de André Corsino Tolentino.

*Nome de guerra de Lúcio Lara.


Este livro para colecionadores está disponível na plataforma www.AUTORES.club. Uma edição Alende (Angola) e Perfil Criativo (Portugal).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Previsões Astrológicas de 26 de outubro a 1 de novembro de 2020

Carneiro 21/3 a 20/4 Carta Dominante: A Justiça: rectidão, lei. Amor: Esta semana a sua vida sentimental, tomará...

Sérgio Santos é o novo Coordenador da Direcção da União dos Sindicatos de Castelo Branco

Dirigente sindical têxtil A Direcção da USCB/CGTP-IN, em reunião realizada no dia 22 de Outubro, decidiu, por voto...

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel...

PSP registou mais de 11 mil casos de violência doméstica até 30 de setembro

Mais de 11 mil casos de violência doméstica foram registados pela PSP nos primeiros nove meses do ano, segundo dados hoje divulgados...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: