15 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 26, 2020
No menu items!
Início Nacional Covid-19: Universidade de Évora alarga à comunidade dois tipos de testes

Covid-19: Universidade de Évora alarga à comunidade dois tipos de testes

A Universidade de Évora vai começar a realizar para a comunidade dois tipos de testes à covid-19, um de diagnóstico, para determinar se há infeção pelo novo coronavírus, e o outro serológico, que deteta anticorpos da doença.

O teste de diagnóstico “permite saber se existe ou não infeção pelo novo coronavírus” SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, e o teste serológico “indica se possuímos os anticorpos para a doença”, explicou hoje a Universidade de Évora (UÉ), em comunicado.

A realização destes dois tipos de testes, disponíveis para a comunidade, vai ter lugar na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da UÉ ou no local solicitado pelo requerente, sempre às terças e quintas-feiras, segundo a academia alentejana.

A reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, argumentou que esta medida “reforça o papel ativo que a universidade assumiu desde o primeiro momento no combate à pandemia, seja na realização de testes, na investigação de novas soluções ou no apoio à comunidade, através da entrega de equipamento de diagnóstico e material de proteção”.

A proximidade com a comunidade local é, “mais do que um dever, um missão, não apenas nesta área mas em muitas outras da sociedade”, assinalou a reitora.

Ana Costa Freitas, citada no comunicado, congratulou-se ainda “com o envolvimento ativo, desde a primeira hora, de uma vasta equipa da UÉ, que tem dado um valioso contributo para minorar os efeitos negativos” da pandemia de covid-19.

Os testes serológicos, “com entrega imediata dos resultados”, vão realizar-se todas as terças e quintas-feiras, pelas 14:00, e têm um custo de 15 euros para entidades públicas e de 25 euros para entidades privadas.

“Este teste possibilita avaliar a imunidade ao coronavírus e consiste na recolha de uma amostra de sangue que comprova a presença das imunoglobulinas IgG e IgM”, assinalou a UÉ.

Quando o resultado do exame “deteta IgG reagente e IgM não-reagente”, significa que o testado “esteve infetado há pelo menos três semanas e que pode estar imunizado, apesar de ainda não existirem evidências científicas sólidas que comprovem a duração dessa imunização”.

Quanto ao teste de diagnóstico à covid-19, que pode ser feito também às terças e quintas-feiras, mas neste caso às 09:00, vai custar 40 euros se for requerido por entidades públicas e 50 euros para entidades privadas, demorando a confirmação do resultado “24 a 48 horas”.

“Indica se existe ou não infeção pelo vírus. A mais-valia deste teste reside no facto de ajudar a pessoa infetada a receber os cuidados necessários e tomar as medidas mais adequadas, [como as] de isolamento, e contribuir assim para um maior controlo da cadeia de transmissão desta doença”, disse a UÉ.

Portugal contabiliza pelo menos 1.931 mortos associados à covid-19 em 71.156 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Edição de Outubro do EXPRESSO do Oriente

Já circula por Lisboa a edição de Outubro do EXPRESSO do Oriente onde se destaca o aniversário da Polícia Judiciária, são já 75 anos ao serviço...

Espectáculo “À deriva” da Ajidanha novamente premiado

Na cerimónia de encerramento do XXVIII Certamen de Teatro "Raúl Moreno Molero", em Torrejoncillo (Espanha), no dia 25 outubro, a Ajidanha voltou...

Covid-19: Jogador do Belenenses SAD infetado a poucas horas de jogo com Benfica

Um jogador do Belenenses SAD, cuja identidade não foi revelada, teve um teste positivo para o novo coronavírus, confirmou o clube lisboeta,...

Covid-19: Portugal com mais 27 mortos e 2.447 casos confirmados

Portugal contabiliza hoje mais 27 mortos relacionados com a covid-19 e 2.447 novos casos confirmados de infeção, segundo o boletim epidemiológico da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: