15 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Grand House recebe a iniciativa “Food For Change”, de 1 a 4...

Grand House recebe a iniciativa “Food For Change”, de 1 a 4 de outubro

Este festival gastronómico da Relais & Châteaux e da Slow Food tem por objectivo alertar para as consequências das nossas escolhas alimentares. De 1 a 4 de outubro, há jantares em torno do azeite no Grand Salon

O Grand House Algarve, em Vila Real de Santo António, acolhe, de 1 a 4 de Outubro, a iniciativa “Food for Change”, que envolve 195 chefs do mundo inteiro, em mais de 50 países, em volta da questão da sustentabilidade.

Esta iniciativa conjunta da Slow Food e da chancela Relais & Châteaux – que o Grand House integra há um ano – pretende chamar a atenção para a importância de as nossas escolhas individuais reflectirem as preocupações do planeta, ao optarmos por produtos locais, sustentáveis e de época.

Assim sendo, propuseram-se organizar uma “deliciosa revolução”, e celebrar esta causa com um festival global que junta 81 estrelas Michelin. 

Fábio Domingues

No Grand House, o sous-chef Fábio Domingues vai criar “Menus pela Mudança”, honrando o azeite.

Sob o mote “Um Chef, Um Ingrediente”, o chefFábio elegeu este produto milenar, na base da gastronomia portuguesa há séculos, para servir de inspiração a um menu de degustação.

O azeite Monterosa será o “Grand Ouro” destes jantares no Grand Salon, cujo valor é de 130€ (com winepairing).

Há dois anos que a Relais Châteaux e a Slow Food uniram esforços para criar este evento, que trabalha para a sensibilização das consequências globais das nossas escolhas alimentares.

Um total de 30% dos gases de efeito de estufa são causados pelos sistemas de alimentação mundiais, especialmente pela agricultura industrial.

Por isso, este festival celebra a gastronomia e a batalha contra as alterações climáticas ao selecionar produtos locais, sustentáveis e da época.

“Não poderíamos deixar de participar numa iniciativa destas, que está tão próxima dos nossos valores, eem total consonância com o ‘airdutemps’”, considera Marita Barth, directora-geral do GrandHouse.

Não perca a oportunidade de degustar este jantar especial, ao mesmo tempo que contribui para a causa do ambiente.

Grand Salon

Sobre o sous-chef, Fábio Domingues

Depois de tirar o curso de Produção e Gestão Alimentar (Nível V) na escola de Hotelaria de Vila Real de Santo António, com certificado de Lausanne, na Suíça, Fábio Domingues estagiou nos restaurantes Vila Joya (2* Michelin), em 2010, no Martin Berasategui (3* Michelin) de Martin Berasategui, no El Celler de Can Rosa (3* Michelin), que lhe deram o domínio das bases.

Iniciou a carreira de chef no Vila Vita Parc, no Algarve, mas o apelo do estrangeiro falou mais alto, levando-o a um longo périplo europeu: primeiro no Chateau de Bourglinster (1* Michelin), no Luxemburgo, depois no Miramar (2* Michelin), em Espanha, depois ainda o Piazza Duomo (3 * Michelin), em Itália. Em 2017, regressa a Espanha, onde assume o cargo de sous-chef do Es Fum (1* Michelin), o restaurante do hotel St Regis Mardavall.

Em 2019, muda-se para Inglaterra, onde é ‘sous-chef’ do Social Eating House (1* Michelin), em Londres.

Com todas estas estrelas no bolso, chegou ao Grand House em agosto de 2019.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Previsões Astrológicas de 26 de outubro a 1 de novembro de 2020

Carneiro 21/3 a 20/4 Carta Dominante: A Justiça: rectidão, lei. Amor: Esta semana a sua vida sentimental, tomará...

Sérgio Santos é o novo Coordenador da Direcção da União dos Sindicatos de Castelo Branco

Dirigente sindical têxtil A Direcção da USCB/CGTP-IN, em reunião realizada no dia 22 de Outubro, decidiu, por voto...

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel...

PSP registou mais de 11 mil casos de violência doméstica até 30 de setembro

Mais de 11 mil casos de violência doméstica foram registados pela PSP nos primeiros nove meses do ano, segundo dados hoje divulgados...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: