10 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 23, 2020
No menu items!
Início Nacional Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco dinamizou...

Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco dinamizou Ciclo de Webinares

O Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco organizou um conjunto de 3 webinares sob a temática «Incrementar e sustentar atividades de docência online”.

O objetivo principal deste ciclo de webinares foi proporcionar aos mais de cem inscritos na iniciativa e antes do arranque do ano letivo, espaços de formação e de reflexão sobre metodologias, abordagens e utilização de recursos digitais passíveis de criar contextos educativos mais ajustados a uma docência online.

O primeiro webinar intitulado “Por um Novo Paradigma de Educação Digital OnLIFE”, proferido por José António Moreira, professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância e diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta que apresentou um novo paradigma de Educação Digital em Rede.

Com um total de 46 inscritos, este webinar abordou temas relacionados com a evolução das tecnologias e das redes de comunicação e da mudança rápida e emergente que obrigou os professores a adotar práticas de ensino remoto, de ensino a distância, muito diferentes das práticas de Educação Digital em rede conhecidas.

“Flipped Learning: teoria em casa e aplicação e reflexão na aula” foi o tema do segundo webinar da responsabilidade de Ana Amélia Carvalho, professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Coordenadora do LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa) da Universidade de Coimbra.

A docente apresentou a experiência de Jonathan Bergmann e Aaron Sams, professores de Química, que optaram pela apresentação da parte teórica das suas unidades curriculares em vídeo, para os alunos verem em casa, deixando a resolução de problemas para a sala de aula.

Este webinar explorou formas de aumentar a responsabilização dos alunos no trabalho de preparação em casa, antes da realização da aula.

No terceiro e último webinar foi abordado o tema “A plataforma digital Padlet – potencialidades no ensino e aprendizagem ativa para a construção e comunicação do saber” proferido por Vânia Graça, investigadora e colaboradora no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED).

 Este webinar debateu as potencialidades da ferramenta cognitiva Padlet para o ensino e aprendizagem em sala de aula, apresentou exemplos de práticas educativas com recurso a esta ferramenta e permitiu experienciar algumas das suas funcionalidades num exercício de cariz prático com os formandos, em contexto sala de aula.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

João Almeida perde a rosa e cai para quinto, Wilco Kelderman novo líder da Volta a Itália

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) perdeu hoje a liderança da geral da Volta a Itália em bicicleta, caindo para quinto, com o...

Giro: Ruben Guerreiro vencedor virtual da classificação da montanha

Ruben Guerreiro (Education First) garantiu hoje, matematicamente, a vitória na classificação da montanha da Volta a Itália em bicicleta, após a 18.ª...

Convenção Nacional da ERA reúne virtualmente 2.500 colaboradores

A XVI Convenção Nacional da ERA Portugal realiza-se nos dias 22 e 23 de outubro e, pela primeira vez, acontece num formato...

Covid-19: PSP encerra três espaços de restauração em Odivelas por incumprimento das medidas

A PSP encerrou três estabelecimentos de restauração e bebidas em Odivelas, no distrito de Lisboa, em 16 de outubro, por não estarem...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: