19.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional Intervenção terapêutica em tempos de pandemia

Intervenção terapêutica em tempos de pandemia

Jardins Sensoriais da ZenSenses com financiamento a decorrer para IPSS

Encontram-se a decorrer até dia 30 de Setembro candidaturas a financiamento para IPSS poderem criar os seus ambientes sensoriais, e a ZenSenses tem um serviço de consultoria de apoio GRATUITO

Neste período atípico em que vivemos, fazer atividades no exterior torna-se mais seguro para diversos grupos de risco.

Os Jardins Sensoriais são uma excelente forma de realizar terapia e reabilitação no exterior, com recurso à Estimulação Multissensorial e alguns equipamentos e materiais.

Inicialmente, na década de 90, este tipo de ambiente multissensorial foi criado para trabalhar com pessoas com deficiência visual, proporcionando a estimulação dos outros órgãos dos sentidos não afetados e um ambiente mais tranquilo com o suporte psicológico necessário para lidar com as suas limitações.

Atualmente o objetivo principal é a promoção da saúde, seja o envelhecimento saudável e ativo, ou a manutenção de capacidades e a reabilitação motora, cognitiva e sensorial de pessoas com algum défice nestas competências, a autonomia e iniciativa, a autoestima, ou apenas o contacto com a natureza e a integração dos sentidos, hoje em dia pouco estimulados, devido à rotina stressante do quotidiano.

Encontram-se a decorrer até dia 30 de Setembro candidaturas a financiamento para IPSS poderem criar os seus ambientes sensoriais, e a ZenSenses, com sede em Rio Tinto (Gondomar) e com intervenção a nível internacional, cria este tipo de ambientes e tem um serviço de consultoria de apoio GRATUITO para a elaboração de candidaturas, para que todos possam ter oportunidade de usufruir dos seus benefícios.

Muito importante também para o desenvolvimento das crianças, que estiveram/estão muito tempo afastadas da escola neste momento e têm falta de Estimulação Cognitiva e Sensorial.

Todas as pessoas podem beneficiar, mas falando de algumas patologias para as quais a intervenção neste âmbito é fundamental, por exemplo o Alzheimer e outras demências, a Deficiência Mental, Autismo, crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, na Doença Mental, entre outras.

Jardim

A ZenSenses desenvolveu também recentemente a Formação em Jardins Sensoriais ONLINE, única em Portugal, para mostrar como todos podem criar o seu Jardim ou Mini-Jardim Sensorial e como realizar atividades terapêuticas neste ambiente multissensorial.

Nesta formação será também abordado o tema do financiamento para IPSS, escolas, municípios, particulares ou empresas, e de criação dos próprios equipamentos com grande criatividade e imaginação!

A formação é dia 10 de Outubro e as inscrições já estão a decorrer aqui:

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

João Almeida segura liderança da geral na Volta a Itália em 17.ª etapa ganha por Ben O’Connor

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano...

UC lança programa inovador de preparação dos estudantes para o mercado de trabalho em parceria com a Randstad

A Universidade de Coimbra (UC) associou-se à Randstad, empresa líder global em soluções de recursos humanos, para lançar um programa inovador de...

Stadler e CP – Comboios de Portugal assinam contrato para 22 comboios regionais

O operador ferroviário público português CP - Comboios de Portugal e a Stadler assinaram um contrato de aquisição de 22 comboios regionais...

Mercado livreiro recupera “significativamente” após-confinamento e reduz perdas a 7,5ME

A venda de livros em Portugal recuperou "algum fôlego" da queda abrupta que registou devido à pandemia, mas ainda assim continua com...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: