Salão Alma Azul, 5 de outubro, segunda-feira, às 16 e às 17 horas
A Alma Azul assinala o Dia Mundial do Professor com uma sessão dedicada à “Instrução Popular na Beira Baixa”, trabalho que a editora e produtora de atividades culturais, publicou em três volumes.
O primeiro em outubro de 2003, o segundo, em junho de 2004 e o terceiro, no mês de dezembro de 2005.

O extenso estudo da evolução da “Instrução Popular” até ao Ensino Público tal como o conhecemos hoje, é um trabalho do professor Francisco Goulão, que nos acompanhará em Alcains, no Dia Mundial do Professor, para uma Conversa aberta e informal sobre o seu trabalho publicado em 488 páginas, divido em três volumes.
A Conversa está Aberta a professores e a todos o que se interessam pela História da Educação na Beira Baixa, e realiza-se no dia 5 de outubro, feriado, no Salão Alma Azul, em Alcains, em duas sessões, de modo a respeitar as medidas de distanciamento aconselhadas pela DGS.
A primeira da 16 às 16.50 horas; e a segunda a começar às 17 horas.
A todos os presentes nas duas sessões, a Alma Azul oferece um dos volumes da “Instrução Popular na Beira Baixa”.
E, como já referimos, serão tomadas todas as medidas aconselhadas pela DGS (distanciamento, máscaras, gel desinfetante…).
O convidado da Conversa Aberta, o Professor Francisco Goulão nasceu em 1932, em Monforte da Beira, concelho de Castelo Branco.

Exerceu funções docentes durante 38 anos letivos em escolas do ensino primário (Monforte da Beira, Ladoeiro e Castelo Branco), dos ensinos preparatório e secundário em Lisboa e Castelo Branco e do ensino superior no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
É autor de vários livros e estudos sobre Educação; entre eles “Faria de Vasconcelos – Um Pedagogo Albicastrense, Pioneiro da Escola Nova” e “Escola e Cidadania – Teoria e Prática na Aprendizagem”.
A Conversa Aberta sobre a “Instrução Popular na Beira Baixa” é a primeira atividade do novo Plano de trabalho na Alma Azul (outubro 2020 – setembro 2021); que continuará com a atribuição do Prémio Ciranda 2020, e várias outras atividades que integram o “Outono de Livros 2020” .