12.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional A Simpli Coffee & Bakery, marca portuguesa dedicada aos cafés de especialidade,...

A Simpli Coffee & Bakery, marca portuguesa dedicada aos cafés de especialidade, assinala o dia internacional do café

Com a missão de valorizar a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, o café de especialidade Simpli Coffee & Bakery é a primeira marca, e a única em Portugal, a desenvolver cápsulas biodegradáveis para o consumo doméstico e corporativo

Dia 1 de outubro é o Dia Internacional do Café, e a SIMPLI COFFEE & BAKERY não podia deixar de celebrar esta data, convidando todos a conhecer melhor o seu projeto de café de especialidade.

A SIMPLI COFFEE & BAKERY nasceu em Portugal em 2017 pela mão de Mário Cajada,  arquiteto de formação, que no seu percurso profissional passou pela área das tecnologias de informação, em que desempenhou funções de direção a nível internacional.

Este projeto 100% português, de capitais próprios, teve como ponto de partida a paixão de Mário pelo café, e a vontade que teve de valorizar o produto na base desta que é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, logo aseguir à água, e que considera merecer melhor tratamento no nosso país.

Trabalho numa das lojas

Hoje, a SimpliCoffee & Bakery tem duas lojas no centro de Lisboa, na Rua Braamcamp e em Picoas, e prevê mais três aberturas na cidade até ao final do ano, sendo uma delas uma loja âncora, no Chiado.

Inspirado por países asiáticos e do norte da Europa, que muito valorizam o café, bem como todo o cerimonial envolvente, Mário Cajada quis criar espaços adequados à experiência de degustar esta bebida, locais acolhedores que convidam a entrar e ficar.

Um ambiente perfeito à altura deste mui nobre produto da terra.

Eaqui, o café é mesmo rei. É um café de especialidade, classificação atribuída pela entidade reguladora, SCA-Specialty Coffee Association, que numa escala de 0 a 100, coloca os cafés de especialidade acima dos 80 pontos, e na qual todos os cafés Simpli Coffee & Bakery atingem uma pontuação superior a 84.

Para alcançar este estatuto, todos os cafés da marca são100% Arábica, espécie que é cultivada acima dos 1050 metros, o que lhe confere características singulares, como uma maior concentração de açúcar, menos cafeína, mais sabor e mais aroma.

Isto acontece porque a esta altitude a temperatura é mais fresca e o fruto amadurece mais lentamente, produzindo grãos mais densos, que concentram mais o açúcar, ácidos orgânicos, e toda uma série de características que se podem encontrar em cafés de grande qualidade, que é aqui privilegiada em oposição à quantidade.

Na Simpli Coffee & Bakery, o processo é fundamental na definição do produto, e por isso o café é colhido à mão, de novembro a fevereiro.

Múltiplas origens dos cafés

E como a qualidade do café é definida pela qualidade do grão, tudo é feito de forma artesanal, sendo apenas apanhados grãos maduros e saudáveis, que são adquiridos ainda verdes (crús) apenas com o processo de lavagem, retirar da casca e polpa, para depois a torra ser feita já nas lojas, à vista do cliente, em cada loja existe uma máquina.

Mas sobre este processo há muito mais a dizer.

Na Simpli Coffee & Bakery a torra é muito importante. Éuma torra moderada, de apenas 7 a 8 minutos, em vez dos habituais 24, o que permite extrair as valências máximas do produto, potenciando o seu sabor e aroma.

Após a torrefação, os processos de extração do café são igualmente importantes para um resultado final de excelência.

Além do mais conhecido Expresso, seis outras técnicas são utilizadas nas lojas Simpli Coffee & Bakery: Chemex, V60, Aeropress, French Press, Syphon e Cold Drip, todas elas executadas com todo o rigor.

Alguns destes métodos podem ser reproduzidos em casa, uma vez que a Simpli Coffee & Bakery comercializa os seus filtros e equipamentos, como é o caso do Chemex e do V60.

Na base de todo o processo, desde que o grão deixa as mãos do cafeicultor até à chávena o café da Simpli Coffee& Bakery é tratado com todo o rigor, com grande sentido de responsabilidade, e sustentabilidade.

Tudo começa com o conhecimento profundo dos produtores, e com a estreita relação com traders que garantem o rastreio de quem produz e como o faz, assegurando um comércio justo, no combate à exploração dos direitos humanos.

Além disso, a preocupação ambiental é também um dos grandes pilares da marca, que apenas importa de produtores com preocupação ambiental e responsabilidade social, e que nas suas lojas utiliza, na totalidade, embalagens biodegradáveis, de fibra vegetal ou de madeira.

Aliás, a Simpli Coffee & Bakery é a primeira marca de cafés, e a única em Portugal, com cápsulas100% biodegradáveis,que podem ser adquiridas nas lojas para consumo em casa, ou personalizadas para o segmento corporativo, em diversas áreas de negócio, como empresas, hotelaria ou eventos.

Cafés de especialidade

Ao promover os cafés de especialidade disponíveis em cápsulas biodegradáveis, a Simpli Coffee & Bakery abre portas para novos desafios, e é assim que nasce a parceria com a recente campanha do MEO, para a qual foi desenvolvida uma mistura de sabores e aromas de acordo com o perfil definido pela marca de telecomunicações.

A proposta era criar uma experiência sensorial gustativa, e a SIMPLI Coffee& Bakery foi a responsável pelo desenvolvimento de um blend exclusivo para a marca.

Uma aposta inovadora que coloca a Simpli Coffee & Bakery na vanguarda deste segmento de grande relevância para o ambiente.

Uma experiência Simpli Coffee & Bakery inicia-se com a escolha do café, que pode ter diversas origens, como Brasil, Colômbia, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Panamá, Costa Rica, Perú, El Salvador, Etiópia, Quénia, Ruanda ou Indonésia.

Aqui privilegia-se cada origem, para obter o melhor de cada variedade, e é por isso que as “singular origins” são consideradas o ADN da marca.

Uma origem, uma identidade. De seguida, é possível vera torra, realizada diariamente à vista do cliente nas máquinas disponíveis nas lojas, sempre com a certeza de que apenas baristas especializados em café fazem parte deste processo.

E há sempre dois profissionais presentes em cada loja, atualmente a Simpli Coffee & Bakery tem oito baristas internacionais a trabalhar os seus cafés, na sua maioria oriundos da África do Sul, que Mário Cajada formou.

Servido com um pequeno copo de água gaseificada para limpar o palato (no caso do café Expresso), e um bilhete de identidade que identifica toda a sua origem, o café de especialidade chega à mesa.

Mas não chega sozinho, uma vez que a oferta SIMPLI COFFEE & BAKERY inclui também uma vasta oferta de pão de fermentação natural, fabricado de forma artesanal, pastelaria fina, desenvolvida por pasteleiros profissionais, e uma carta para refeições ligeiras, frescas e saudáveis.

Assumida como uma marca que quer fazer a diferença, a SIMPLI COFFEE & BAKERY tem a origem do seu nome na sua própria missão.

Simplificar algo sobre o qual muitas pessoas pouco sabem, tornando a história do café mais acessível, e enaltecera sua qualidade e simplicidade, em que a origem é, sem dúvida, um factor decisivo, são os pilares para a valorização deste produto tão apreciado e, por vezes, ainda menos bem tratado.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Trabalhadores da Lusa exigem suspensão de corte de subsídio ou avançam para greve

Os trabalhadores da Lusa decidiram, em plenário, exigir ao Conselho de Administração da agência a suspensão imediata do corte de 30 euros...

CERCICAPER promoveu curso de cozinheiro em Proença-a-Nova

Estágio decorre em instituições do concelho Os 10 formandos do Curso de Cozinheiro, promovido pela Cercicaper - Cooperativa...

Orquestra Barroca em residência artística de Outono em Monsanto e Idanha-a-Velha

A Orquestra Barroca realiza entre os dias 27 e 31 de outubro uma residência artística de outono, nas aldeias históricas de Monsanto...

Município de Vila Velha de Ródão investe na requalificação e promoção dos percursos pedestres

O Município de Vila Velha de Ródão está a promover a requalificação dos percursos pedestres do concelho, uma intervenção que teve início...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: