Site icon Beiranews

CLDS 4G Penamacor Inclusivo realiza Semana do Idoso

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de 4ª Geração Penamacor Inclusivo vai levar a efeito, entre os dias 1 e 8 de outubro, a Semana do Idoso.

Esta atividade, que irá ser desenvolvida nas várias freguesias do concelho de Penamacor, tem como objetivos assinalar o Dia do Idoso, comemorado a 1 de outubro, e a Festa do Idoso, que este ano não se realiza devido à Pandemia de COVID-19, além de dar a conhecer o projeto, que arrancou a 1 de julho.

Durante a iniciativa, serão distribuídos panfletos sobre o CLDS 4G Penamacor Inclusivo e serão tiradas fotografias alusivas ao dia, não faltando animação musical.

Será, ainda, entregue uma lembrança aos participantes.

De referir que as atividades serão realizadas exclusivamente ao ar livre.

Assim, nos dias em que decorre o evento, o programa arranca a partir das 9:30 da parte da manhã, e a partir das 14:30, no horário da tarde.

No dia 1, o CLDS 4G Penamacor Inclusivo estará presente em Meimão e Vale da Senhora da Póvoa, no dia 2, em Meimoa, Benquerença e Anascer, no dia 6, em Aranhas e Salvador, no dia 7, em Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires e no dia 8, em Bemposta, Pedrógão de São Pedro e Penamacor.

Esta atividade é organizada pelo CLDS de 4ª Geração Penamacor Inclusivo, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesias do concelho.

Este é um projeto co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

De referir que este evento terá em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente ao COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes.

Projeto arrancou a 1 de julho

O Penamacor Inclusivo arrancou em Penamacor a 1 de julho de 2020.

Com duração de 3 anos, enquadra-se no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) de 4ª Geração enquanto instrumento nacional de combate à exclusão social.

É neste contexto que o “Penamacor Inclusivo” valorizará a oportunidade conferida para promover a inclusão social ativa, a provisão de respostas sociais a públicos diferenciados e dotar-se de mecanismos de prevenção e intervenção sobre as tendências regressivas que o território enfrenta.

Assim, durante estes próximos 3 anos, o Penamacor Inclusivo estará do lado das populações, promovendo o desenvolvimento social junto da comunidade e do território penamacorense.

Este projeto irá atuar em três eixos distintos: O primeiro centra-se no “Emprego, Formação e Qualificação”, o segundo na “Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil” e o terceiro na “Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa”.

Durante os três anos em que decorre, o Penamacor Inclusivo irá desenvolver diversas atividades nestes três eixos de intervenção.

A Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) é a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, sendo o Município de Penamacor o principal parceiro do projeto.

Para conhecer melhor este projeto, poderá consultar a página de Facebook do mesmo: https://www.facebook.com/Penamacor-Inclusivo-CLDS-4G-100664671719223

Exit mobile version