15 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 26, 2020
No menu items!
Início Nacional Câmara de Idanha-a-Nova assume a gestão da Estação Arqueológica de Idanha-a-Velha

Câmara de Idanha-a-Nova assume a gestão da Estação Arqueológica de Idanha-a-Velha

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Governo formalizaram a transferência para a autarquia de competências de gestão, valorização e conservação da Estação Arqueológica de Idanha-a-Velha.

A cerimónia protocolar teve lugar na Sé Catedral de Idanha-a-Velha, na quarta-feira, 30 de setembro.

Na sessão, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, assinaram autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação de equipamentos culturais para um conjunto de oito autarquias, entre as quais a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

“Felicito o Governo por ter escolhido a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha para a realização deste ato oficial que traduz a boa articulação que se deseja entre a Administração Central e a Administração Local na valorização da nossa riqueza patrimonial”, afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto sustentou que “Idanha-a-Velha, a romana Civitas Igaeditanorum, a visigótica Egitânia, a islâmica Idânia, a Velha Idanha, é hoje uma pequena localidade do nosso país, mas durante cerca de 1300 anos foi uma cidade de sucesso eo seu património histórico-cultural revela testemunhos das diferentes civilizações que a ocuparam”.

Para Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o processo de descentralização de competência vem incentivar “um amplo acesso à cultura e uma maior proximidade às populações, promovendo-se a coesão territorial, social e económica, e reforçando-se a atração de visitantes tendo em conta o potencial dos equipamentos culturais. A vasta experiência municipal na gestão de equipamentos culturais deixa antever os efeitos muito positivos deste processo ao nível da melhoria do acesso e da participação cultural”.

Por seu lado, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, considera que a transferência destes equipamentos culturais, do Estado para as autarquias locais, segue “uma lógica de valorização e conservação dos imóveis e da sua maior abertura e proximidade às populações”.

A cerimónia contou também com as presenças do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Assim, foram transferidos os seguintes equipamentos culturais, para as respetivas autarquias: Estação Arqueológica de Idanha-a-Velha (Egitânia) para a Câmara de Idanha-a-Nova, Torre Centum Cellas para a Câmara de Belmonte, Castelo de Arnóia para a Câmara de Celorico de Basto, Memorial de Alpendurada para a Câmara de Marco de Canaveses, Castro de Cidadelhe para a Câmara de Mesão Frio, Castelo de Montemor-o-Velho para a Câmara de Montemor-o-Velho, Moinhos de Vento para a Câmara de Penacova e Estação Romana da Quinta da Abicada e Monumentos de Alcalar para a Câmara de Portimão.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Edição de Outubro do EXPRESSO do Oriente

Já circula por Lisboa a edição de Outubro do EXPRESSO do Oriente onde se destaca o aniversário da Polícia Judiciária, são já 75 anos ao serviço...

Espectáculo “À deriva” da Ajidanha novamente premiado

Na cerimónia de encerramento do XXVIII Certamen de Teatro "Raúl Moreno Molero", em Torrejoncillo (Espanha), no dia 25 outubro, a Ajidanha voltou...

Covid-19: Jogador do Belenenses SAD infetado a poucas horas de jogo com Benfica

Um jogador do Belenenses SAD, cuja identidade não foi revelada, teve um teste positivo para o novo coronavírus, confirmou o clube lisboeta,...

Covid-19: Portugal com mais 27 mortos e 2.447 casos confirmados

Portugal contabiliza hoje mais 27 mortos relacionados com a covid-19 e 2.447 novos casos confirmados de infeção, segundo o boletim epidemiológico da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: