14 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Cultura Festival ART&TUR leva a Viseu 72 dos melhores filmes de turismo que...

Festival ART&TUR leva a Viseu 72 dos melhores filmes de turismo que se produzem no mundo

3.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo vai realizar-se em Viseu, de 20 a 23 de outubro.

O Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal de Viseu e o Centro Portugal Film Commission apresentaram ontem, 2 de outubro,, em conferência de imprensa, os principais destaques da edição de 2020 do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que se vai realizar de 20 a 23 de outubro, em Viseu.

Já na sua 13.ª edição, o Festival ART&TUR é um evento ímpar no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema, com um prestígio e notoriedade que crescem de ano para ano.

A concurso estarão filmes de turismo provenientes de todo o mundo.

Trata-se assim de um grande evento de promoção turística audiovisual, que tem como missão apoiar o marketing de destinos e de produtos turísticos.

Devido à sua integração no Comité Internacional dos Festivais de Cinema de Turismo (CIFFT), o ART&TUR é uma das etapas do circuito internacional de festivais em que se elege, anualmente, os dez melhores filmes de turismo feitos em todo o mundo.

A conferência de imprensa, que teve lugar no Teatro Viriato, em Viseu, contou com a presença de Francisco Dias, Diretor do Festival ART&TUR, António Almeida Henriques, Presidente da CM de Viseu e anfitrião do ART&TUR 2020, José Ribau Esteves, Presidente da CM de Aveiro e anfitrião do ART&TUR 2021, Jorge Sobrado, Vereador da CM Viseu e Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal.

Na ocasião, Francisco Dias salientou o crescente sucesso do Art&Tur, festival que, recorde-se, no ano passado decorreu em Torres Vedras, no anterior em Leiria e que em 2021 rumará a Aveiro.

“É um festival que promove a cidade e a região onde se realiza anualmente, ao mesmo que promove a criatvidade dos filmes a concurso”, disse.

Jorge Sobrado destacou “a ambição de se fazer em Viseu a melhor edição de sempre do Art&Tur”.

“Para tal, quisemos abrir o festival às pessoas, trazê-las para dentro do festival”, explicou, frisando que, para tal, estão asseguradas todas as medidas de segurança em vigor.

Pedro Machado, por sua vez, realçou a preocupação do fesival com a sustentabilidade, “que vem ao encontro das preocupações dos viajantes”.

Além disso, recordou, “51 por cento dos turistas atuais revelaram, num inquérito, estar dispostos a alterar o seu destino para cidades menos massificadas, como Viseu. Faz cada vez mais sentido estes festivais e outros eventos serem realizados nestes destinos. Queremos fazer desta uma grande edição do Art&Tur e afirmar cada vez mais o Centro de Portugal no contexto internacional”.

José Ribau Esteves considerou, falando já da próxima edição, que “Aveiro quer ser um bom herdeiro de Viseu e dar seguimento a esta excelente ideia que é o festival Art&Tur”.

“Trabalheremos todos juntos para termos um grande festival, pois quando somamos ficamos mais capazes”, disse. 

A terminar, o anfitrião Almeida Henriques sublinhou ser “um privilégio suceder a Torres Vedras na organização do festival e passar o testemunho a Aveiro”.

“É a prova de que existe um país que vai além de Lisboa e Porto” e que “a cultura e o turismo combinam muito bem, sendo o Art&Tur um momento alto desta ligação”.

72 filmes em exibição durante quatro dias

Este ano, o júri internacional do Festival é presidido pelo cineasta António-Pedro de Vasconcelos e integra 31 profissionais reputados de 19 países.

Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os 72 filmes que compõem a short list de filmes distinguidos pelo júri, escolhidos entre os 295 filmes que cocorreram.

O programa completo do evento pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com/programa.

O primeiro dia é dedicado aos filmes integrados na competição nacional, sendo os dias 21 e 22 destinados aos filmes da competição internacional.

No dia 23, terá lugar a Cerimónia de Prémios, sendo de manhã apresentados os Prémios da Competição Internacional e, à tarde, os prémios da Competição Nacional.

Todos os filmes da short list do Art&Tur 2020 podem ser vistos no site do Festival, em https://tourfilm-festival.com, já a partir do dia 6 de outubro, quando terá início a votação do público.

Esta votação decorrerá durante duas semanas, atá ao dia de abertura do Festival, a 20 de outubro.

Francisco Dias, Diretor do Festival ART&TUR; Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, António Almeida Henriques, Presidente da CM de Viseu e anfitrião do ART&TUR 2020; José Ribau Esteves, Presidente da CM de Aveiro e anfitrião do ART&TUR 2021; e Jorge Sobrado, Vereador da CM Viseu

Conferência internacional decorre em simultâneo

Durante o Festival, as exibições dos filmes serão intercaladas com sessões de uma conferência internacional sobre marketing turístico e marcas de destino, numa iniciativa do Festival Art&Tur.

Nesta conferência destacam-se oito temas relevantes, designadamente:

– A inovação e resiliência do setor do Turismo face à atual pandemia de Covid-19.

Pedro Machado, presidente Turismo Centro de Portugal, e Jorge Sobrado, vereador da Câmara Municipal de Viseu, abordam a gestão de destinos turísticos em contexto de crise.

– O turismo criativo como forma de valorizar os recursos endógenos do interior de Portugal.

Uma equipa liderada pela professora Nancy Duxbury, da Universidade de Coimbra, apresentará o projeto Creatour, considerado um modelo de referência em Portugal.

– Estudos recentes sobre a imagem e perceção dos destinos turísticos pelos turistas portugueses.

Investigadores dos politécnicos de Viseu e Leiria e da Universidade de Coimbra apresentam os resultados de dois estudos sobre a atratividade de destinos nacionais e internacionais para os turistas portugueses.

– O papel das emoções nas experiências dos turistas.

Este tema será objeto de duas palestras complementares: a primeira, pelo professor Carlos Peixeira Marques, da UTAD, aborda a relação entre emoções e memória – saudades, vivências e lembranças, a segunda, por um grupo de investigadores do CITUR-Leiria, apresenta uma nova abordagem experimental do papel das emoções na experiência turística, através de dispositivos usados no neuro-marketing: o interface cérebro-computador.

– Uma reflexão magistral sobre a relação entre Filosofia, Audiovisual, Cultura e Património, pelo produtor cultural italiano Aldo di Russo e por Enrico Panaï, presidente da Euro-Asia Tourism Studies Association.

– Finalmente, duas palestras em que intervêm seis bloggers de viagens portugueses, fundadores da Associação Portuguesa de Bloggers de Viagens.

A primeira, mais de natureza concetual, aborda a influência dos bloggers de viagem na escolha do destino, com intervenções de Catarina Leonardo, autora do blog “Wandering Life”, Marlene Marques, autora do blog “Marlene on the Move”, e Raquel Morgado, autora do blog “365 dias no mundo”, a segunda é de natureza mais intimista e consiste na partilha de experiências de bloggers de viagem por parte de três bloggers Portugueses: Filipe Morato Gomes, autor do blog “Alma de Viajante”, Rui Barbosa Batista, autor do blog “Bornfreee”, e Ruthia Portelinha, autora do blog “O Berço do Mundo”.

Programa Cultural é aposta forte

Em paralelo ao Festival, mas integrado nele, terá lugar uma forte programação cultural na cidade de Viseu, destacando-se uma visita guiada à cidade, concertos da Orquestra Filarmónica Portuguesa e Orquestra Filarmónica das Beiras, assim como atuações de Moullinex e da fadista Mara Pedro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

II Programa de Hosted Buyers and Suppliers: Turismo Ibérico reúne-se na Beira Baixa

Encontro online realiza-se a 28 de outubro A Península Ibérica volta a encontrar-se na Beira Baixa.

Novo portátil HP Spectre x360 14: o design Inovador junta-se à Inteligência Adaptativa e a Desempenho de Topo

Este elegante PC convertível é um reflexo da liderança da HP no campo da sustentabilidade e o primeiro portátil do mundo...

Sondagem APCOI: 65% das crianças com obesidade em Portugal sofrem bullying escolar

1 em cada 5 crianças com obesidade foi vítima pela primeira vez de um ataque de cyberbullying nas redes sociais relacionado com o...

Marisa Matias reuniu com representantes do movimento cívico em Defesa Hospital dos Covões

O contínuo encerramento de serviços e desmantelamento do Hospital dos Covões foi motivo para uma reunião, dia 24/10, entre Marisa Matias e...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: