13.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 23, 2020
No menu items!
Início Regional Mutualista Covilhanense lança Gabinete Itinerante de Combate à Covid-19

Mutualista Covilhanense lança Gabinete Itinerante de Combate à Covid-19

Começa a funcionar no concelho da Covilhã, no próximo dia 9 de outubro, o Gabinete Itinerante de Prevenção e Combate à Covid-19 da Mutualista Covilhanense, uma iniciativa integrada no projeto “Cuidados de Proximidade – Saúde +”, apoiado pela Caixa Geral de Depósitos através dos Prémios Caixa Social 2021.

Acoplado ao serviço da Unidade Móvel de Saúde, o projeto estreia-se, nesse dia, na Barroca Grande, Aldeia de São Francisco de Assis, São Jorge da Beira, Casal de Santa Teresinha e Vale da Cerdeira.

O Gabinete Itinerante contempla ações de sensibilização e de prevenção sobre o novo coronavírus e a introdução de um novo serviço da Instituição fora de portas: a realização de testes serológicos à Covid-19.

Depois do arranque na zona do couto mineiro, estão já previstas ações do Gabinete Itinerante em Verdelhos e Sarzedo, ambas no dia 26 de outubro, e Trigais (Erada) no dia seguinte.

Etiqueta respiratória, distanciamento social, sintomas da doença e diferenças em relação aos sintomas da gripe e constipação ou correta utilização e remoção da máscara são alguns dos aspetos que serão focados durante as ações de sensibilização.

“Através deste Gabinete Itinerante, pretendemos contribuir para o combate, controlo e prevenção pandemia no concelho da Covilhã e realizar um acompanhamento de proximidade junto das populações”, explica Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense.

Apesar do projeto arrancar nas freguesias que já são servidas pela Unidade Móvel de Saúde, o Gabinete Itinerante “está preparado para chegar a outras aldeias e pontos do concelho e da cidade”, acrescenta Nelson Silva.

As ações deste mês de outubro estão a ser organizadas em parceria com as juntas de freguesia (Aldeia de São Francisco de Assis, São Jorge da Beira, Verdelhos e Erada) e, no caso do Sarzedo, com a Associação Centro de Dia para Idosos do Sarzedo.

Antecipada para responder à crise pandémica, a edição de 2021 dos Prémios Caixa Social contemplou 34 projetos, anunciados em junho passado, entre mais de 400 candidaturas nacionais, e um dos vencedores foi a Mutualista Covilhanense.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Serra da Estrela palco do novo set do DJ Branko

Do ponto mais alto de Portugal para o mundo Dj Branko (produtor dos Buraka Som Sistema) esteve na Serra...

Covid-19: Quase mil cancros da mama, colo do útero e colorretal ficaram por diagnosticar estima a Liga

Quase mil cancros da mama, do colo do útero e colorretal não foram diagnosticados nos últimos oito meses devido à covid-19, estima...

CNC-UC e Marionet coproduzem performance científico-teatral sobre apneia do sono

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet vão apresentar uma performance...

Vila de Rei: Requalificação da estrada entre a EN2 e Seada já em execução

Os trabalhos de requalificação da Estrada Municipal entre a EN2e a aldeia de Seada tiveram já início, com um prazo previsto de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: