12.8 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Tecnologia CEiiA e ELIO lançam nova empresa para monitorização e digitalização agroflorestal

CEiiA e ELIO lançam nova empresa para monitorização e digitalização agroflorestal

NA PRESENÇA DA MINISTRA DA AGRICULTURA E DO MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) e a ELIO apresentou na última sexta feira, dia 2 de outubro, em Évora, nas instalações do CEiiA no PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia), uma nova empresa conjunta que tem como ambição revolucionar o setor agroflorestal através da monitorização e gestão autónoma de ativos, transformando dados em insights de negócio.

Nesta sessão foi dinamizada uma discussão alargada sobre os desafios do setor agroflorestal, com foco particular na integração da tecnologia como resposta às temáticas da Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.

A ELIO TECNOLOGIA é uma joint-venture entre o CEiiA e a brasileira ELIO que resulta da valorização da ciência e do conhecimento gerado ao longo de anos com parceiros de vários países, nomeadamente com o MIT nos EUA, o ITA no Brasil e agora em Portugal.

Esta empresa visa o desenvolvimento, industrialização e comercialização de novos serviços para o setor agrícola, baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados, como drones e dirigíveis (Elio Airship).

O Elio Airship é um dirigível inovador a ser industrializado nesta nova empresa, com capacidade de percorrer grandes distâncias, com cargas até 250 kg de payload, que com a utilização de Inteligência Artificial aplicada a uma lógica de Robot-as-a-Service, pretende revolucionar o mercado.

Segundo Tiago Rebelo, Diretor de Desenvolvimento de Produto do CEiiA, “Esta parceria estratégica com a ELIO permite ao CEiiA evoluir na área Veículos Aéreos Não Tripulados com a integração de Inteligência Artificial, Aprendizagem Automática e Inteligência Visual, para a monitorização e gestão de ativos, transformando dados em valor económico aplicados à agricultura de nova geração.”

Para Rui Ribeiro, CEO da ELIO “A parceria com o CEiiA permita à ELIO reforçar o seu percurso no panorama mundial da AgroTech, agregando competências complementares em Veículos Aéreos Não Tripulados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Este é um importante passo para um projeto industrial, que surge com especial relevância num quadro de recuperação dos efeitos desastrosos sobre a economia causados pela pandemia por COVID-19.”

A nova empresa tem como meta de curto prazo a colocação no mercado Europeu de soluções tecnológicas que ajudarão a proporcionar ao setor da agricultura maior eficiência, mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica.

A ELIO TECNOLOGIA é o resultado da valorização da ciência, tecnologia e conhecimento sob a forma de novos produtos e serviços com impacto económico e societal.

Recorde-se que a ELIO (www.elio.xyz) é uma empresa líder na integração de tecnologia aeronáutica, sensores e algoritmos de Inteligência Artificial no mercado Agro-Florestal.

A ELIO tornou-se líder na agricultura preditiva, tendo sido acelerada no âmbito do projeto TERRA Cohort III, criado pela Rocketspace (aceleradora da Uber e da Spotify) e pelo Rabobank (principal banco financiador de agronegócios em todo o mundo) em Silicon Valley, Estado Unidos.

Desde 2019 passou a fazer parte do panorama mundial de AgroTech na área de Image Analytics, sendo atualmente considerada uma das 20 principais empresas do mundo nesta área, atualmente com operações nos principais países produtores de alimentos e produtos florestais: Brasil, Estados Unidos e México.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Previsões Astrológicas de 26 de outubro a 1 de novembro de 2020

Carneiro 21/3 a 20/4 Carta Dominante: A Justiça: rectidão, lei. Amor: Esta semana a sua vida sentimental, tomará...

Sérgio Santos é o novo Coordenador da Direcção da União dos Sindicatos de Castelo Branco

Dirigente sindical têxtil A Direcção da USCB/CGTP-IN, em reunião realizada no dia 22 de Outubro, decidiu, por voto...

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel...

PSP registou mais de 11 mil casos de violência doméstica até 30 de setembro

Mais de 11 mil casos de violência doméstica foram registados pela PSP nos primeiros nove meses do ano, segundo dados hoje divulgados...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: