19.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional Cidade de Lisboa é piloto da nova plataforma digital de combate ao...

Cidade de Lisboa é piloto da nova plataforma digital de combate ao desperdício

DESENVOLVIDA COM O APOIO DA COMISSÃO EUROPEIA

– A plataforma LISBOA ZERO é desenvolvida no âmbito do programa FORCE – Cities Cooperating for Circular Economy -, da Comissão Europeia e tem por base o modelo operacional ZERO DESPERDÍCIO da DARIACORDAR;

– Esta plataforma tem como cidade piloto Lisboa, mas o objetivo é ser replicada mundialmente, combatendo o desperdício alimentar.

O Dia Internacional de Consciencialização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, celebrado no dia 29 de setembro, marcou o lançamento da plataforma digital LISBOA ZERO, disponível em www.lisboazero.app , uma aplicação colaborativa que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, promovida pela Comissão Europeia através do programa FORCE-  Cities Cooperating for Circular Economy, tendo a cidade de Lisboa como a primeira cidade de lançamento.

Esta plataforma é desenvolvida pela ADDAPTERS.COM, uma agência de design, inovação e transformação digital portuguesa, com representação em Portugal e nos Estados Unidos, e que participa também no projeto FORCE, um consórcio internacional compostos por diversas empresas, organizações, universidades, centros de investigação de 4 cidades – Lisboa, Génova, Hamburgo e Copenhaga.

O ponto de partida para o desenvolvimento foi o modelo Zero Desperdício, da DARIacordar – Associação para a Recuperação do Desperdício, que também integra este consórcio internacional.

O grande desafio foi partir de um modelo operacional que hoje já é um sucesso em todo o país, com mais de 10 milhões de refeições doadas – o Zero Desperdício da DARIacordar. Este é um movimento que acompanhamos desde o primeiro minuto de lançamento, mas que era ainda muito manual e teríamos que transformá-lo digitalmente, tornando-o mais simples e mais escalável para as diversas cidades e realidades, nacionais e internacionais. Para além disso, a nossa abordagem é sempre focada na relevância, experiência e relação, por isso quisemos ir um pouco mais longe e sobre a camada operacional, associámos uma plataforma de conteúdos para as famílias e empresas, reforçando a urgência de mudarmos os nossos comportamentos, de adotarmos comportamentos zero – refere Valdemar Pires, CMO e fundador da ADDAPTERS.COM.

O foco da comunicação desta nova plataforma digital é o “Zero pode ser mais” terá associada uma campanha digital de consciencialização e participação de todos.

Apesar de o ponto de partida e o primeiro território ser a cidade de Lisboa, o objetivo é levar mais longe a nova plataforma, para novas cidades a nível internacional, tendo já sido apresentada este mês no ZERO WASTE FESTIVAL 2020, em Berlim, obtendo um excelente feedback. 

A nossa presença internacional ajuda-nos também a levar mais longe esta visão e esta plataforma. Os conceitos de transformação digital, smart cities e colaborações são hoje a chave de qualquer estratégia de sustentabilidade!” – esclarece ainda Valdemar Pires, CMO e fundador da ADDAPTERS.COM.

Esta nova plataforma conta ainda, para além da DARiacordar, com a parceria da Câmara Municital de Lisboa, Valor Sul, Quercus.

Na fase piloto de lançamento contou com a participação da Auchan, Pingo Doce, Ritz Four Seasons Lisboa e o restaurante A Valenciana, entidades que colaboram já na rede Zero Desperdício.  Toda a informação disponível em www.lisboazero.app .

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

UC lança programa inovador de preparação dos estudantes para o mercado de trabalho em parceria com a Randstad

A Universidade de Coimbra (UC) associou-se à Randstad, empresa líder global em soluções de recursos humanos, para lançar um programa inovador de...

Stadler e CP – Comboios de Portugal assinam contrato para 22 comboios regionais

O operador ferroviário público português CP - Comboios de Portugal e a Stadler assinaram um contrato de aquisição de 22 comboios regionais...

Mercado livreiro recupera “significativamente” após-confinamento e reduz perdas a 7,5ME

A venda de livros em Portugal recuperou "algum fôlego" da queda abrupta que registou devido à pandemia, mas ainda assim continua com...

Covid-19: Clube Desportivo de Alcains tem 12 jogadores infetados

O Clube Desportivo de Alcains (CDA), sediado na vila de Alcains, no concelho de Castelo Branco, tem 12 jogadores da equipa de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: