14 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Projeto de inovação social já começou a trabalhar com jovens e adultos...

Projeto de inovação social já começou a trabalhar com jovens e adultos com deficiência em Proença-a-Nova

Desde a última quinta-feira, 1 de outubro, o Centro Ciência Viva da Floresta está a receber jovens e adultos com deficiência ligeira a moderada no âmbito do projeto BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social, uma resposta social, inovadora e integradora desta população alvo com mais de 18 anos, apresentando-se como uma alternativa à tradicional institucionalização.

O objetivo é promover, através da ciência, a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas e medicinais, como de outras atividades lúdico-terapêuticas.

Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, este projeto vem dar resposta a uma necessidade há muito sentida aos jovens e adultos com necessidades especiais depois de terminarem a escolaridade obrigatória.

“A ciência é aqui o veículo principal para a própria inclusão social e o Centro Ciência Viva da Floresta assume novamente, em conjunto com os seus parceiros, a liderança de um projeto com profundo impacto na nossa sociedade, principalmente nas famílias que têm jovens e adultos institucionalizados e que podem voltar a dar o seu contributo ativo como cidadãos de pleno direito”.

Para o Centro, “este projeto é um estímulo que ativa do ponto de vista cognitivo os cinco sentidos, tanto pela componente prática de contacto com a terra – semear, plantar e colher – como da aromaterapia, e que promove uma maior proximidade destes jovens e adultos com situações reais e com o público que frequenta este Centro Ciência Viva, o que se vai traduzir num menor isolamento social e numa maior inclusão na sociedade, respeitando assim a igualdade e a inclusão social”.

O projeto BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social, que pode abranger até um limite de 15 participantes, conta com a parceria do Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova e de certa forma dá continuidade ao Projeto-Escola BioAromas que apresenta uma resposta assente nas Plantas Aromáticas e Medicinais para jovens em contexto escolar.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

II Programa de Hosted Buyers and Suppliers: Turismo Ibérico reúne-se na Beira Baixa

Encontro online realiza-se a 28 de outubro A Península Ibérica volta a encontrar-se na Beira Baixa.

Novo portátil HP Spectre x360 14: o design Inovador junta-se à Inteligência Adaptativa e a Desempenho de Topo

Este elegante PC convertível é um reflexo da liderança da HP no campo da sustentabilidade e o primeiro portátil do mundo...

Sondagem APCOI: 65% das crianças com obesidade em Portugal sofrem bullying escolar

1 em cada 5 crianças com obesidade foi vítima pela primeira vez de um ataque de cyberbullying nas redes sociais relacionado com o...

Marisa Matias reuniu com representantes do movimento cívico em Defesa Hospital dos Covões

O contínuo encerramento de serviços e desmantelamento do Hospital dos Covões foi motivo para uma reunião, dia 24/10, entre Marisa Matias e...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: