29.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Agosto 4, 2021
No menu items!
InícioCulturaEspetáculos da ASTA em cena em Portugal e na Colômbia

Espetáculos da ASTA em cena em Portugal e na Colômbia

A ASTA continua a apresentar os seus espetáculos apesar dos tempos conturbados em que vivemos, quer em Portugal quer no estrangeiro. Segue-se a Colômbia, subindo para 16 o número de países que já receberam os diferentes projetos da ASTA.

Lano Kaj Neĝo, a partir de A Lã e Neve de Ferreiro de Castro, com direção do coreógrafo Miguel Pereira, e com as interpretações de Bruno Esteves, Carmo Teixeira e Sérgio Novo, sobe ao palco dia 6 de outubro, no cine teatro Semedo Curvo em Montemor-o-Novo, dia 10 está será apresentado na Moagem, no Fundão, e a 19 de outubro será apresentado na Covilhã, no Condomínio do Associativismo, inserida nas comemorações dos 150 anos da elevação da Covilhã a cidade.

Além dos novos locais, o espetáculo já foi apresentado em Gouveia, Vila Franca de Xira, Famalicão da Serra, Covilhã, Porto, Beja, Évora, Guarda, Idanha-a-Nova, Manteigas e Castelo Branco.

Lano kaj Neĝo é um símbolo para a identidade social e cultural da região da Beira Interior

Lano kaj Neĝo é um símbolo para a identidade social e cultural da região da Beira Interior, para além de ser uma referência da literatura nacional. A peça acompanha o percurso de Horácio, de pastor em Manteigas, ansiando um dia reunir as condições financeiras para poder ter a casa que sonha para viver com a sua família, até se tornar tecelão numa fábrica na Covilhã e confrontar-se com a dura realidade do operariado. Enquadrada nos anos 40 do séc. XX, durante o período da Segunda Guerra Mundial e com a ditadura em Portugal como pano de fundo, olha-se para a serra isolada e para as condições precárias em que vivem aqueles serranos, e olha-se para o auge do mundo industrial e têxtil na Covilhã onde o trabalho se torna uma reivindicação social importante. Ferreira de Castro coloca-nos perante a busca incessante dos homens e das mulheres por melhores condições de vida, esperando que um dia chegue esse tal “mundo novo” a que todos aspiram.

DA COVILHÃ PARA A COLÔMBIA

Paradjanov – A Celebração da Vida é o espetáculo que representará Portugal no 19.º Festival de Teatro Colombiano de Teatro Ciudad de Medellín. Apesar da pandemia, o festival realizar-se-á este ano de maneira virtual, com o espetáculo da ASTA a ser exibido no próximo dia 10 de outubro às 8 pm, hora colombiana. Está previsto que em 2021 a companhia covilhanense rume à cidade de Medellín, na Colômbia, para apresentar ao vivo o seu espetáculo.

Paradjanov – A Celebração da Vida

Paradjanov – A Celebração da Vida é um espetáculo unipessoal, onde Sérgio Novo dá vida ao conceituado realizador arménio. O texto e a direção são do espanhol Pati Domenech, histórico e conceituado dramaturgo e diretor teatral cantábrico.

O espetáculo foi distinguido na Argentina em 2018 como Melhor Espetáculo Unipessoal, no Festival de Teatro Iberoamericano del Mar del Palta, onde Sérgio Novo e Pati Domenech foram ainda nomeados para Melhor Ator e Melhor Diretor, respetivamente.

Pradajanov – A Celebração da Vida

Pradajanov – A Celebração da Vida conta agora com 36 apresentações em 6 países diferentes: Portugal (Covilhã, Setúbal, Vieira de Leiria, Sintra, Santa Maria da Feira e Idanha-a-Nova); Espanha (Santander, Burgos, Tenerife, Madrid e Barcelona); Itália (Gubio e Loreto); Arménia (Yerevan); Brasil (São Paulo, Santa Maria, Sorocaba, Votorantim e Salto); Argentina (Buenos Aires e Mar del Plata) e Colômbia (Medellín).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: