13.3 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Cultura Leituras ao Ar Livre na Covilhã com a Alma Azul

Leituras ao Ar Livre na Covilhã com a Alma Azul

Jardim Público, 7 de outubro, quarta-feira, às 17 horas

A Alma Azul regressa aos programas Literários com Bibliotecas Municipais na Covilhã, na próxima quarta-feira, às 17 horas, no Jardim Público, com uma Conversa Aberta e informal em redor de três autores extraordinários que marcaram o século vinte português.

Raul Brandão, com o seu popular livro “Os Pescadores”, mas sem esquecer uma das obras primas, da Literatura em Língua Portuguesa “Húmus”, que Raul Brandão publicou em três versões (1917, 1921 e 1926).

Referir que em 2020 se assinalam os 90 anos do seu desaparecimento; tal como o de Florbela Espanca, ambos falecidos em dezembro de 1930.

De Mário Sá-Carneiro a Alma Azul apresenta o conto “O Homem dos Sonhos”, emblemático título de um autor com dificuldades (sempre visíveis) de entrar na vida real.

Suicidou-se em Paris em 1916, com apenas 25 anos, deixando-nos poemas, contos, novelas e um “romance epistolar” que é, no fundo, todo o material literário das suas cartas enviadas a Fernando Pessoa.

Nasceu em maio de 1890, há precisamente 130 anos.

“Eu não sou de ninguém” é um verso de Florbela Espanca, que a Alma Azul escolheu como título de uma Antologia de Sonetos de Florbela Espanca.

Define a autora como sempre foi perante vida: uma mulher de liberdade, numa sociedade moralista e avessa à expressão pública de sentimentos.

Mário de Sá-Carneiro – Jovem

Os contos “O Inventor e “O Aviador” dedicados ao irmão, falecido muito jovem num acidente de aviação, são ainda hoje alimento de enorme especulação sobre a relação entre os dois.

Ambos filhos ilegítimos, o que os torna mais cúmplices.

Apeles Espanca sobrevive na memória dos leitores portugueses, graça à Obra de sua irmã.

Será este o Material Literário para a Conversa na Covilhã, que terá ainda Leituras e a oferta de livros dos três autores escolhidos para a sessão.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: