14.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 22, 2020
No menu items!
Início Cultura Exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa” na UCCLA

Exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa” na UCCLA

Compreender as nossas cidades e os modelos que influenciaram o seu desenvolvimento são os ingredientes da exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa”, que a UCCLA – em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – irá inaugurar no dia 22 de outubro, às 18 horas, nas suas instalações.

Trata-se de uma mostra de alguns dos Planos de Urbanização que foram elaborados entre 1934 (data do 1.º Decreto‑Lei português a definir as regras destes planos) e 1974 (data a partir da qual ocorreu a independência das colónias), para as cidades de África e da Ásia que, nesse período, se encontravam sob administração colonial Portuguesa – planos esses que foram recolhidos e estudados no âmbito dum projeto de investigação da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De acordo com as palavras do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, “é muito útil e proveitoso revisitarmos a História e percebermos, no que a Portugal respeita, a influência que tiveram os planos gerais de urbanização e os conceitos que lhes estavam subjacentes, incluindo naturalmente os territórios de expansão marítima.”

O responsável destacou, ainda, o contributo dado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o empréstimo de obras por entidades públicas e privadas, para a concretização da exposição.

A exposição “Urbanismos de influência portuguesa” é um “testemunho de uma parte do que somos, da nossa especificidade, do importante contributo da arquitetura e da engenharia portuguesa no mundo e dos marcos que ficaram a assinalar a nossa própria identidade” adiantou Vitor Ramalho.

A exposição estará patente ao público de 22 de outubro de 2020 a 22 de janeiro de 2021, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

A entrada é livre.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Bastonária dos farmacêuticos diz que Saúde falhou planeamento do inverno

A bastonária dos farmacêuticos defendeu hoje que o país, nomeadamente a área da Saúde, falhou a preparação do período de outono-inverno e...

Sessão Pública de Abertura da Escola de Queijeiros

A Escola de Queijeiros, atividade integrada no Programa de Valorização do Queijo da Região Centro, iniciar-se-á no próximo dia 26 de outubro,...

Covid-19: Portugal com mais 16 mortos e 2.535 casos confirmados

Portugal contabiliza hoje mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o...

João Almeida segura liderança da geral na Volta a Itália em 17.ª etapa ganha por Ben O’Connor

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: