13.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 23, 2020
No menu items!
Início Cultura Eterna melodia da Aldeia Histórica de Castelo Novo serve de mote à...

Eterna melodia da Aldeia Histórica de Castelo Novo serve de mote à festa do Ciclo “12 em Rede”

Na Aldeia Histórica de Castelo Novo há um leve murmúrio que caminha connosco, perpetuando a sensação de que nos encontramos num lugar encantado. O Ciclo “12 em Rede”, que chega à Aldeia História no próximo dia 24 de outubro, vai desvendar a origem desse curioso som.

De onde vem este sussurro, que nos embala durante a visita a Castelo Novo? Um pouco acima da Aldeia Histórica, na Nascente Divina, brota a Água do Alardo.

O manancial local permite que o excedente flua encosta abaixo.

De facto, uma particularidade da Aldeia Histórica é a singular rede que capta, faz circular e distribui por gravidade essa água de nascente.

No topo da aldeia está o princípio desse sistema de tanques, caleiras e fontes, que disponibiliza a água a qualquer ponto da malha urbana, aos quintais ou aos terrenos agrícolas envolventes.

Com o tema “Fonte da Gardunha”, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020, que chega a Castelo Novo no próximo dia 24 de outubro, celebra esta característica única da Aldeia Histórica, que conjuga maravilhosamente com o urbanismo, património histórico-cultural e paisagem natural daquele místico lugar.

Várias atividades, ao longo do dia, evocam a eterna melodia das ruas de Castelo Novo e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica.

Castelo Novo

Haverá, por exemplo, percursos sonoros artísticos, inspirados no “caminho da água”; um piquenique com os melhores produtos locais; um workshop de queijo e vinho; e será exibida uma curta-metragem criada com a comunidade de Castelo Novo, entre outras atividades.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada, sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade.

Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Castelo Novo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Novo, através do número 275 561 501 ou do email castelonovo@fundaoturismo.pt .

Para melhor conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Novo, em pleno clima de festa e animação, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado Try Portugal, propõe um programa turístico de duas noites, com alojamento duplo com pequeno-almoço, entrada nos programas da festa do Ciclo “12 em Rede”, passeio guiado noturno em Castelo Novo, entre outras atividades.

O pacote pode ser consultado em: https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/pela-fonte-dos-sons-de-castelo-novo-try-portugal/ e tem o dia 9 de outubro como data limite de reserva.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo, Associações e Agentes económicos locais.

Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Castelo Novo!

Programa do evento e limite de participantes:

10h00 – 18h00 | Caminho da História (livre)
Percurso sonoro histórico na aldeia de Castelo Novo em áudio walk.

11h00 | Oficina da Água | Fábrica da Alardo – 6 grupos x 6 pessoas
Oficina que permite desvendar as características da Água da Alardo em relação a outras Águas de Portugal

12h00 – 16h00 | Piquenicar – número de cestas: 8
Piqueniques em locais mágicos da aldeia com os melhores produtos locais

15h00 |Workshop de Queijo e Vinho | Fonte da Bica – 8 pessoas
Aprenda a harmonizar o nosso vinho e o nosso queijo 

16h00 – 18h00| Caminho da Água
Percurso artístico, visual e sonoro constituído por instalações artísticas.
Saídas: de 15 min em 15 min para grupos máximos de 10 pessoas.

19h00 | Curta-Metragem “UMA ALDEIA” | Largo da Igreja – 200 pessoas (120 da comunidade e 80 visitantes)
Filme criado com a comunidade de Castelo Novo
Caso chova realiza-se nos Paços do Concelho, com o máximo de 50 pessoas (30 da comunidade e 20 visitantes)

A festa só acaba em novembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Castelo Novo, a festa segue para Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Município de Vila de Rei sensibiliza para o cumprimento de todas as regras da DGS durante o Dia de Finados

O Município de Vila de Rei encontra-se a sensibilizar todos os seus munícipes para que, durante as tradicionais visitas a cemitérios nos...

Consumidores queixam-se da falta de segurança sanitária nas lojas

Portal da Queixa recebeu mais de 700 reclamações entre março e outubro Aglomeração de pessoas em lojas, afunilamento...

COVID-19: Mensagem à População do concelho de Idanha-a-Nova

O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, emitiu um comunicado à população do concelho, cujo teor reproduzimos na íntegra.

Serra da Estrela palco do novo set do DJ Branko

Do ponto mais alto de Portugal para o mundo Dj Branko (produtor dos Buraka Som Sistema) esteve na Serra...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: