11.1 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 23, 2020
No menu items!
Início Nacional Novas descobertas de sítios paleontológicos no território do Geopark Naturtejo

Novas descobertas de sítios paleontológicos no território do Geopark Naturtejo

Uma equipa coordenada pela paleontóloga Sofia Pereira da Universidade de Coimbra descobriu diversos fósseis, alguns de elevada qualidade de preservação, no território do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.

O projecto de investigação em curso levou à identificação de abundantes fósseis marinhos com uma idade aproximada compreendida entre os 467 e os 444 milhões de anos, correspondendo ao período Ordovícico Médio a Superior.

As rochas antigas do Geopark Naturtejo revelam cada vez mais surpresas.

Os últimos trabalhos de campo realizados entre os dias 4 e 7 de Outubro levaram à redescoberta de antigas jazidas de fósseis assim como à descoberta de novos sítios paleontológicos, incluindo fósseis de braquiópodes nunca antes identificados em Portugal, de acordo com Jorge Colmenar, especialista espanhol a trabalhar na Universidade de Ghent, na Bélgica.

A equipa de investigadores

Os trabalhos contaram com os apoios da Naturtejo, EIM, do Município de Oleiros, da Monfortur e a sua continuidade terá um forte apoio da Junta de Freguesia do Orvalho, uma das localidades onde foram revelados fósseis de excepcional interesse.

O coordenador científico do Geopark Naturtejo, Carlos Neto de Carvalho, que participa na investigação, identifica a ocorrência de faunas onde abundam diferentes espécies de trilobites e de minúsculos crustáceos ostracodos, braquiópodes, bivalves, equinodermes, briozoários, entre muitos outros.

Outras áreas que se revelaram ricas em fósseis destas idades incluem o Monumento Natural das Portas de Ródão, a Serra do Perdigão, a Herdade de Vale Feitoso e as Portas do Muradal, nas proximidades de Vilar Barroco.

Os primeiros resultados deste projecto serão publicados já no princípio de 2021 em volume especial da revista Geoconservation Research dedicado aos fósseis dos Geoparques UNESCO europeus.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

CNC-UC e Marionet coproduzem performance científico-teatral sobre apneia do sono

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet vão apresentar uma performance...

Vila de Rei: Requalificação da estrada entre a EN2 e Seada já em execução

Os trabalhos de requalificação da Estrada Municipal entre a EN2e a aldeia de Seada tiveram já início, com um prazo previsto de...

Covid-19: Parlamento aprova hoje uso obrigatório de máscaras na rua por três meses

O parlamento vai debater e aprovar hoje um projeto-lei do PSD que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos durante...

Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno, segundo o...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: