6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 24, 2020
No menu items!
Início Nacional LIVRE lança “primárias” para as eleições para as CCDR

LIVRE lança “primárias” para as eleições para as CCDR

O partido LIVRE lançou ontem uma campanha online e nas redes sociais relativa às suas “primárias” para a escolha de candidatos à eleição para as presidências das CCDR. 

Seria natural que para as eleições agendadas para a próxima terça-feira dia 13 de outubro, em que serão eleitos pela primeira vez os Presidentes das CCDR, o LIVRE fizesse primárias e apresentasse os seus candidatos/as.

“Mas não o podemos fazer”, pode ler.se na página criada para chamar a atenção para as irregularidades, segundo o partido, deste processo. 

Para o LIVRE  o Governo decidiu fazer esta escolha de forma pouco democrática e transparente, ainda que com aspeto de eleição.

Na realidade não há nenhuma escolha a ser feita.

O LIVRE, que tem Deputados Municipais eleitos nas áreas das CCDR de Lisboa e Vale do Tejo e Norte, considera que a necessidade de apoio de 10% do colégio eleitoral para a apresentação de uma candidatura restringe a eleição a candidatos oriundos dos grandes partidos, PS e PSD. 

Por outro lado, o acordo a que PS e PSD chegaram e que resultou em candidatos únicos em todas as CCDR, à exceção do Alentejo reforça a ideia de que esta não se trata de uma verdadeira eleição, mas antes de uma simulação de legitimidade eleitoral.

“Não foram apresentados programas nem existiu qualquer tipo de debate com os membros do colégio eleitoral, e muito menos com os cidadãos em geral.”, assegura o partido.

Em alternativa, o LIVRE defende um modelo de descentralização diferente, baseado na eleição directa dos responsáveis políticos e apela a que se avance com o processo de referendo à regionalização, que o LIVRE defende desde a sua fundação.

Página das “Primárias”: https://partidolivre.pt/eleicaoccdr

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Unidade Móvel de Saúde de Oleiros realiza vacinação gratuita contra a gripe sazonal

A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros iniciou no dia 21 de outubro a campanha de vacinação contra a gripe sazonal.

Reforma da PAC: uma política agrícola que não respeita o que é comum

Os eurodeputados têm hoje a responsabilidade de salvaguardar o futuro e sustentabilidade da agricultura europeia para a próxima década. É imperativo...

EUA/Eleições: Mais de 50 milhões de eleitores já votaram – contagem independente

Mais de 50 milhões de eleitores já votaram para as eleições presidenciais dos EUA, de acordo com uma contagem de uma agência...

Vila Nova da Barquinha 20 anos a promover o azeite

Pelo 20.º ano consecutivo, Vila Nova da Barquinha volta a celebrar o azeite, entre 1 de novembro e 6 de dezembro.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: