12.3 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Cultura OUTONO DE LIVROS 2020: Alma Azul em Coimbra, Fundão e Castelo Branco

OUTONO DE LIVROS 2020: Alma Azul em Coimbra, Fundão e Castelo Branco

A Alma Azul realiza de 15 a 31 de outubro o Programa “Outono de Livros 2020” nas cidades de Coimbra, Fundão e Castelo Branco e ainda em Alcains, escolhendo como autores para a manifestação literária com que dá as boas vindas ao Outono: Agustina Bessa-Luís, Manuel António Pina, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade.

O programa da primeira semana inicia-se em Coimbra, com o Dia Agustina Bessa-Luís, no dia 15, quinta-feira, com a Leitura do texto “Balada”, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

O texto é autobiográfico e descreve os passeios por Coimbra, no tempo que a Agustina Bessa-Luís viveu no Calhabé, logo após o seu casamento com Alberto Luís, ainda estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner Andresen e Eugénio de Andrade

A leitura será informal e realizada pelos elementos da Comunidade de Leitores Alma Azul em Coimbra.

No dia 17, sábado, às 16 horas, realiza-se a apresentação do livro “Cartas do Tibete”, do Padre Jesuíta António de Andrade, natural de Oleiros; e o primeiro europeu a criar uma missão no Tibete.

É convidada desta sessão Isabel Bessa Garcia, Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova.

Isabel Bessa Garcia nasceu em Paredes.

É licenciada em História e História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi docente na Universidade Católica e na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

A apresentação do livro insere-se na Mostra de “99 Livros Extraordinários” com que a Alma Azul criou sustentabilidade para o programa de “Outono de Livros 2020” que não conta com nenhum apoio institucional.

São os Leitores Alma Azul, espalhados pelo país, através da aquisição de um ou mais livros da Lista dos 99, os mecenas desta iniciativa literária promovida e desenvolvida a partir de Alcains.

Outono – Fotografia de Diamantino Gonçalves

No dia 19, segunda-feira, e para assinalar o desaparecimento de Manuel António Pina (19 de outubro de 2012), “Outono de Livros 2020” promove uma jornada de divulgação de poemas e outros textos do autor: na Escola Superior de Castelo Branco, na Biblioteca da Escola Secundária Amato Lusitano e em espaços públicos e comerciais da cidade.

Recordamos que Manuel António Pina, Prémio Camões em 2011, passou parte da sua infância na cidade Castelo Branco, onde o pai trabalhou como funcionário público.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

F1/Portugal: Lewis Hamilton fala em “dia abençoado” após bater recorde de vitórias

O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) considerou que hoje foi "um dia abençoado", depois de conquistar a 92.ª vitória da sua carreira...

Giro: Presidente da Federação de Ciclismo enaltece “momento histórico”

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, disse hoje à Lusa que as prestações de João Almeida (Deceuninck-QuickStep) e...

II Programa de Hosted Buyers and Suppliers: Turismo Ibérico reúne-se na Beira Baixa

Encontro online realiza-se a 28 de outubro A Península Ibérica volta a encontrar-se na Beira Baixa.

Novo portátil HP Spectre x360 14: o design Inovador junta-se à Inteligência Adaptativa e a Desempenho de Topo

Este elegante PC convertível é um reflexo da liderança da HP no campo da sustentabilidade e o primeiro portátil do mundo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: