15.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 22, 2020
No menu items!
Início Nacional Autarcas do LIVRE boicotam eleições para as CCDR

Autarcas do LIVRE boicotam eleições para as CCDR

Os autarcas do Partido LIVRE anunciaram que vão boicotar as eleições para as presidências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. 

O LIVRE, que conta com autarcas eleitos nas CCDR do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, considera que as eleições que se realizam hoje, dia 13 de outubro, são “uma farsa com aspeto de eleição” e que “a escolha não existe”.

O partido da papoila aponta também ao acordo a que PS e PSD chegaram, que resulta na existência de candidatos únicos à maioria das CCDR.

Para o LIVRE, o resultado é transformar as eleições para as CCDR numa “simulação de legitimidade eleitoral”. 

“Não foram apresentados programas nem existiu qualquer tipo de debate com os membros do colégio eleitoral, para não falar de informação aos cidadãos em geral.”, referiu Paulo Muacho, Deputado Municipal em Lisboa.

“O facto de ser uma eleição indireta significa que não há verdadeira escolha porque face à composição dos órgãos autárquicos de cada região, já se sabe à partida que partido tem a maioria e conseguirá a presidência da CCDR.”, acrescentou Patrícia Gonçalves, também deputada na capital.

Segundo o Deputado Municipal em Felgueiras, Mário Gaspar, o modelo de eleição defendido pelo LIVRE é “radicalmente diferente” e baseia-se na “eleição direta dos responsáveis políticos.”

O LIVRE considera que estas eleições são uma tentativa de substituição por parte do Governo da “necessária e fundamental” regionalização e descentralização por uma simulação de processo democrático que “mais não faz que entronizar os candidatos escolhidos pelo centrão.”.

Mais do que criticar as opções do Governo, o LIVRE pretende com esta acção relançar o debate sobre o processo de regionalização e o necessário referendo.

*Foto: CM jornal

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ministro do Ambiente assina contratos amanhã em Castelo Branco

Decorre amanhã, dia 23 de outubro, às 11 horas, na Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento...

Covid-19: Hospital de Santarém com 21 médicos infetados e 50 em isolamento

O Hospital de Santarém tem 21 médicos infetados com o novo coronavírus que provoca a doença covid-19 e outros 50 foram colocados...

LIVRE opõe-se a referendo sobre despenalização da eutanásia

Os Direitos Humanos não são referendáveis Nos dias 22 e 23 de outubro, a Assembleia da República discute e...

Projeto de investigação quer prevenir e combater o burnout em estudantes de medicina e medicina dentária

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC),...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: