19.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional Covid-19: Galp volta a suspender a produção de combustíveis na refinaria de...

Covid-19: Galp volta a suspender a produção de combustíveis na refinaria de Matosinhos

A Galp voltou a suspender a produção de combustíveis na refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos, devido às “condições no mercado nacional e internacional”, decorrentes do impacto da pandemia de covid-19, confirmou à Lusa fonte oficial.

“As condições no mercado nacional e internacional, em grande parte decorrentes dos impactos provocados pela pandemia de covid-19, forçaram a Galp a avançar com um ajustamento operacional planeado do seu sistema refinador”, adianta a mesma fonte da companhia.

Segundo a empresa, “este ajustamento envolve a suspensão temporária, desde 10 de outubro, da produção de combustíveis na refinaria de Matosinhos, sem impacto nos colaboradores da Galp afetos a essa atividade”.

A notícia, avançada pelo jornal Público, na terça-feira, adianta que terá sido dada informação aos trabalhadores de que se trata de uma paragem até janeiro.

A Galp esclarece ainda que a refinaria de Matosinhos continuará a produzir Óleos Base e de Aromáticos, como habitualmente – à semelhança do que aconteceu na paragem anterior.

A petrolífera garante ainda “um nível adequado” de abastecimento do mercado nacional, assegurando as “necessidades dos portugueses, das empresas e das unidades industriais”, através dos ‘stocks’ existentes em Matosinhos, bem como pela produção que se mantém na Refinaria de Sines.

A unidade de combustíveis da refinaria de Matosinhos tinha retomado a atividade em 19 de julho, depois da suspensão em abril face à impossibilidade de escoar a produção devido à quebra da procura durante o confinamento.

As medidas de confinamento e de paralisação da maioria das atividades económicas levaram a partir de março a uma queda da procura de produtos petrolíferos (e sobretudo de jet-fuel, utilizado na aviação), o que obrigou a diminuir a oferta, devido à capacidade limitada de armazenagem destes produtos.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Mercado livreiro recupera “significativamente” após-confinamento e reduz perdas a 7,5ME

A venda de livros em Portugal recuperou "algum fôlego" da queda abrupta que registou devido à pandemia, mas ainda assim continua com...

Covid-19: Clube Desportivo de Alcains tem 12 jogadores infetados

O Clube Desportivo de Alcains (CDA), sediado na vila de Alcains, no concelho de Castelo Branco, tem 12 jogadores da equipa de...

Covid-19: Época balnear de 2020 teve mais salvamentos mas há mortes a lamentar

Na época balnear de 2020 houve mais salvamentos nas praias portuguesas do que em 2019, mas continuam a existir mortes a lamentar...

Museu Municipal de Penamacor é uma das duas entidades portuguesas a integrar Grupo Ibero-americano

O Museu Municipal de Penamacor vai participar, enquanto entidade colaboradora, no 1º Fórum Internacional do Grupo Salamanca de Investigación en Museos y...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: