12.3 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 25, 2020
No menu items!
Início Desporto Favorito Munar já está nos quartos de final do Lisboa Belém Open

Favorito Munar já está nos quartos de final do Lisboa Belém Open

Mais duas vitórias portuguesas nos pares

Trio luso procura quartos de final de singulares nesta quinta-feira

Jaume Munar chegou ao CIF como o principal candidato à vitória no Lisboa Belém Open e tem justificado o estatuto, estando já apurado para os quartos de final de singulares do torneio do ATP Challenger Tour que é organizado pela Unisports, a MP Ténis e a Federação Portuguesa de Ténis, com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém.

Quinta-feira será um dia importante para as aspirações portuguesas no torneio, com três representantes nacionais a entrarem em ação em singulares e cinco em pares.

Primeiro cabeça de série fruto do 113.º lugar que ocupava na atualização do “ranking” da semana passada (esta semana subiu uma posição), o tenista espanhol conseguiu desenvencilhar-se do croata Borna Gojo, que apesar do 256.º lugar tem dado trabalho a vários jogadores mais cotados, e venceu por 6-1 e 7-6(5), num duelo em que conseguiu quebrar por cinco vezes o potente serviço do adversário.

“Comecei com a determinação de que precisava. Acho que joguei muito bem durante todo o encontro e tive algum azar no momento em que liderava por 6-1 e 3-1, mas fiz um bom jogo. O Borna é um jogador difícil de defrontar, porque serve muito bem e joga de forma agressiva. Recuei para responder ao primeiro serviço e subi para responder ao segundo e assim que me senti mais confortável tentei criar-lhe dificuldades com a resposta, mas não foi fácil”, analisou o maiorquino, que treina na Rafa Nadal Academy, em Manacor.

Apurado para os quartos de final do Lisboa Belém Open pela primeira vez (em 2018 caiu em duas partidas para o futuro campeão, Cristian Garín, na segunda ronda), Jaume Munar vai defrontar o amigo Alexandre Muller (233.º), com quem jogou pares no circuito júnior.

Jaume Munar

O francês liderava confortavelmente por 6-1, 0-1 no primeiro encontro do dia no Estádio CIF quando beneficiou da desistência do adversário, o holandês Tallon Griekspoor, que já tinha sido assistido e acabou por não resistir a uma lesão nas costas. 

“Não foi o tipo de vitória que esperava, mas aceito-a. Tentei focar-me no meu jogo, estou a sentir-me bem em ‘court’ e espero continuar assim para acabar a semana com o troféu de campeão”, revelou o francês.

O outro encontro dos quartos de final já definido vai opor Alessandro Giannessi (164.º ATP) a Dimitar Kuzmanov (298.º).

O italiano levou a melhor na batalha transalpina com o amigo e referência Paolo Lorenzi (um dos maiores campeões da história do ATP Challenger Tour, com 21 títulos) em apenas duas partidas, parciais de 7-5 e 6-3, e no final não escondeu as dificuldades que sentiu na abordagem ao encontro.

“Foi muito difícil, eu e o Paolo conhecemo-nos há muitos anos e somos grandes amigos. Ele é um jogador incrível, uma grande inspiração e foi difícil defrontar um amigo, mas é o que é e acho que hoje fiz um bom trabalho. Também estavam condições difíceis, com muito vento e sombras. Estive bem mentalmente e felizmente consegui ganhar em dois ‘sets’“, reconheceu Giannessi.

O mais novo dos dois tenistas italianos também foi chamado a comentar o momento atual do ténis em Itália e não hesitou em classificá-lo como o melhor de sempre: “É uma loucura, temos mais de 20 jogadores no top 250 e há muitos jogadores novos, mas também muitos jogadores mais velhos que ainda competem. É muito importante fazer parte desta fase em que temos grandes campeões como o Fognini, o Berrettini e depois os novos rapazes a aparecer, muito talentosos e com grandes oportunidades de subirem muito no ‘ranking’.”

Quanto a Kuzmanov, que começou o Lisboa Belém Open no “qualifying”, deu continuidade ao bom triunfo sobre o português Frederico Silva na primeira eliminatória do quadro principal e voltou a triunfar em duas partidas, por 7-5 e 6-2 contra o francês Benjamin Bonzi (194.º), carrasco de João Domingues na ronda anterior. 

“Hoje tive pela frente um adversário muito difícil, que está numa ótima fase e provavelmente a jogar o seu melhor ténis, porque chegou à segunda ronda de Roland-Garros. Antes do encontro sabia que ia ser difícil e disse a mim próprio que teria de ser corajoso e jogar no limite. Consegui fazê-lo e é por isso que estou contente”, explicou o búlgaro.

A fechar o dia, duas vitórias portuguesas na variante de pares: primeiro, Nuno Borges e Francisco Cabral (que vêm do título no ITF de Setúbal e são os campeões nacionais da variante) conquistaram o primeiro triunfo enquanto parceria no ATP Challenger Tour ao superarem Dmitry Popko e Tsung-Hua Yang com 6-2 e 6-1; depois, Tiago Cação e João Monteiro tinham a recuperação bem encaminhada (2-6, 6-4 e 4-2 no “match tie-break”) quando Damir Dzumhur/Pedja Krstin desistiram, devido a lesão do tenista bósnio.

Nuno Borges-Francisco Cabral

Ambas as duplas selaram o apuramento para os quartos de final, ronda em que já estava Gonçalo Oliveira, apurado na jornada anterior ao lado do amigo Roberto Cid Subervi.

Em relação à jornada de quinta-feira, o grande destaque recai em três singulares, todos marcados para o Estádio CIF: a abrir o dia (11 horas), Gonçalo Oliveira mede forças com o cazaque Dmitry Popko (178.º); não antes das 13h30, Nuno Borges procura a primeira presença em quartos de final de singulares do ATP Challenger Tour frente ao “qualifier” brasileiro Guilherme Clezar (270.º); e a fechar o dia Pedro Sousa (segundo cabeça de série) enfrenta Hugo Grenier (248.º).

Os encontros de Borges e Sousa serão transmitidos em direto na Sport TV.

*Texto: Gaspar Ribeiro Lança
*Fotografia: Beatriz Ruivo

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

F1/Portugal: Lewis Hamilton fala em “dia abençoado” após bater recorde de vitórias

O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) considerou que hoje foi "um dia abençoado", depois de conquistar a 92.ª vitória da sua carreira...

Giro: Presidente da Federação de Ciclismo enaltece “momento histórico”

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, disse hoje à Lusa que as prestações de João Almeida (Deceuninck-QuickStep) e...

II Programa de Hosted Buyers and Suppliers: Turismo Ibérico reúne-se na Beira Baixa

Encontro online realiza-se a 28 de outubro A Península Ibérica volta a encontrar-se na Beira Baixa.

Novo portátil HP Spectre x360 14: o design Inovador junta-se à Inteligência Adaptativa e a Desempenho de Topo

Este elegante PC convertível é um reflexo da liderança da HP no campo da sustentabilidade e o primeiro portátil do mundo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: